9 de mar. de 2013

Heroína Cubana É Hostilizada No Brasil CASO YOANI SÁNCHEZ - VERGONHA NACIONAL.

Posted by Liberte Sua Mente on sabado, 09 Março, 2013

[Imagem: portada-del-libro-de-yoani-sanchez.jpg]Uma vergonha. Uma heroína, uma simples blogueira, de 37 anos de idade, desafia já a algum tempo a terrível ditadura cubana, deveria ser recebida no Brasil com palmas pelos amantes da liberdade, mas não. Uns gatos pingados, a soldo certamente de gente ligada ao governo, ainda tiveram o disparate de a xingar, defendendo a ditadura cinquentenária. Onde todos são vigiados por rua, com os famigerados comitês de defesa da revolução. Onde as oposições se reúnem em terrenos baldios, enquanto as camadas dominantes, pertencentes ao único partido permitido, o partido comunista, vivem em situações altamente privilegiadas em relação ao restante da população. Esta mulher vive sendo não só vigiada, mas também permanentemente molestada pelos gorilas do regime. Que não aceita nem a oposição de uma simples blogueira. 

Aliás, em Cuba quase ninguém, tem internet, pois a mesma é cobrada em dólar, enquanto a população não tem dinheiro nem para comer. Mas o pior não está nestes fatos, lamentáveis, os quais a valente blogueira ironicamente respondeu. "O que eu quero mesmo é ter o direito de vocês, de se manifestar, de ter democracia". Boa resposta para àqueles gatos pingados que envergonharam o país. A mando de quem?
O pior da história foi que o regime cubano mandou , ninguém sabe quantos agentes, para vigiar todos os passos da mulher. Os gorilas mandando agentes secretos para andarem livremente pelo país. Onde está nossa soberania? Cadê o governo? Na verdade o governo brasileiro está dando guarida a essa gente. Já pensaram se algo semelhante acontecesse com membros da embaixada americana, ou coisa similar? É preciso investigar estas coisas, e a fundo. Afinal, estão gastando o meu, ,o seu dinheiro, para proteger regimes tirânicos que oprimem há mais de cinco décadas sua população. E é assim que sobrevive regimes autoritários ou mesmo totalitários. Na base do terrorismo de estado. Quem quiser ver, leiam as obras de comunistas como Lênin, Trotski, Stálin, Mao Tsé Tung e outros menores como Fidel Castro, a múmia que não morre, e Che Guevara, que matava com prazer, e parece que pediu aos bolivianos que lhe poupassem a vida. A dos outros, denominados contra-revolucionários, ele raramente poupava.

É uma vergonha para o Brasil as imagens que vi na televisão. E uma vergonha que existam países que nem deixam uma simples blogueira o criticar. Ainda mais que não permitem o acesso à internet para a grande maioria da sua própria população, que vive na indigência, não só material , mas digamos espiritual com o isolamento cultural. Interessante é que não conheço um comunista que quer viver em Cuba. Se tiver um que apareça! Procuro seguir o pensamento do filósofo britânico Bertrand Russel, de que "não confiava em nenhum regime que tivesse medo de uma prosaica urna eleitoral." 

Texto de Rafael Brasil, professor da rede pública de ensino e da UPE (Universidade de Pernambuco)


Citar:
Reportagem do site Opera Mundi: 40 perguntas para Yoani Sánchez em sua turnê mundial

1. Quem organiza e financia sua turnê mundial?

2. Em agosto de 2002, depois de se casar com o cidadão alemão chamado Karl G., abandonou Cuba, “uma imensa prisão com muros ideológicos”, para imigrar para a Suíça, uma das nações mais ricas do mundo. Contrariamente a qualquer expectativa, em 2004, decidiu voltar a Cuba, “barco furado prestes a afundar”, onde “seres das sombras, que como vampiros se alimentam de nossa alegria humana, nos introduzem o medo através do golpe, da ameaça, da chantagem”, onde “os bolsos se esvaziavam, a frustração crescia e o medo se estabelecia”. Que razões motivaram esta escolha?

3. Segundo os arquivos dos serviços diplomáticos cubanos de Berna, Suíça, e de serviços migratórios da ilha, você pediu para voltar a Cuba por dificuldades econômicas com as quais se deparou na Suíça. É verdade?

4. Como pôde se casar com Karl G. se já estava casada com seu atual marido Reinaldo Escobar?

5. Ainda é seu objetivo estabelecer um “capitalismo sui generis” em Cuba?

6. Você criou seu blog Geração y (Generación Y) em 2007. Em 4 de abril de 2008 conseguiu o Prêmio de Jornalismo Ortega e Gasset, de 15 mil euros, outorgado pelo jornal espanhol El País. Geralmente, este prêmio é dado a jornalistas prestigiados ou a escritores de grande carreira literária. É a primeira vez que uma pessoa com seu perfil o recebe. Você foi selecionada entre cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time (2008). Seu blog foi incluído na lista dos 25 melhores blogs do mundo pela cadeia CNN e pela revista Time (2008), e também conquistou o prêmio espanhol Bitacoras.com, assim como The Bob’s (2008). El País lhe incluiu em sua lista das cem personalidades hispano-americanas mais influentes do ano 2008. A revista Foreign Policy ainda a incluiu entre os dez intelectuais mais importantes do ano em dezembro de 2008. A revista mexicana Gato Pardo fez o mesmo em 2008. A prestigiosa universidade norte-americana de Columbia lhe concedeu o prêmio María Moors Cabot. Como você explica esta avalanche de prêmios, acompanhados de importantes quantias financeiras, em apenas um ano de existência?

7. Em que emprega os 250 mil euros conseguidos graças a estas recompensas, um valor equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como França, quinta potencia mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba?

8. A Sociedade Interamericana de Imprensa, que agrupa os grandes conglomerados midiáticos privados do continente, decidiu nomeá-la vice-presidente regional por Cuba de sua Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação. Qual é seu salário mensal por este cargo?

9. Você também é correspondente do jornal espanhol El País. Qual é sua remuneração mensal?

10. Quantas entradas de cinema, de teatro, quantos livros, meses de aluguel ou pizzas pode pagar em Cuba com sua renda mensal?

11. Como pode pretender representar os cubanos enquanto possui um nível de vida que nenhuma pessoa na ilha pode se permitir levar?

12. O que faz para se conectar à Internet se afirma que os cubanos não têm acesso e ela?

13. Como é possível que seu blog possa usar Paypal, sistema de pagamento online que nenhum cubano que vive em Cuba pode utilizar por conta das sanções econômicas que proíbem, entre outros, o comércio eletrônico?

14. Como pôde dispor de um Copyright para seu blog “© 2009 Generación Y - All Rights Reserved”, enquanto nenhum outro blogueiro cubano pode fazer o mesmo por causa das leis do embargo?

15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita?

16. Como pôde fazer seu registro de domínio por meio da empresa norte-americana GoDady, já que isto está formalmente proibido pela legislação sobre as sanções econômicas?

17. Seu blog está disponível em pelo menos 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Europeia, dispõem de tantas versões linguísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem o da CIA dispõem de igual variedade. Quem financia as traduções?
Como a postagem é extensa deixo o link para que leiam o resto.http://operamundi.uol.com.br/conteudo/op...dial.shtml"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...