6 de jul. de 2013

Cuidado com o Desodorante

Posted by Liberte Sua Mente on sabado, 06 Julho, 2013


O desodorante comum, como o próprio nome já diz, reduz o odor, inibindo a produção do mau cheiro. Já o antitranspirante (também conhecido como antiperspirante) é diferente. Ele bloqueia a saída da transpiração.

É o que explica o professor e especialista em Cosmetologia, Maurício Pupo. "O desodorante é menos agressivo que o antitranspirante, pois não contém alumínio em sua fórmula". Ele explica que os desodorantes geralmente são feitos com agentes antissépticos, que inibem o crescimento bacteriano, responsável pela fermentação do suor e do mau cheiro. Ao eliminar essas bactérias, o mau cheiro desaparece.

Nos desodorantes são usados em geral óleos essenciais como o sândalo, ou ainda ingredientes sintéticos, como o triclosan. "Existe ainda o velho e bom desodorante de bicarbonato de sódio, que é o mais seguro que existe. Ele modifica o pH da pele e inibe assim o crescimento bacteriano", afirma o especialista.

Entretanto, os desodorantes nunca são tão potentes como os antitranspirantes. Os antitranspirantes, impedem a saída da transpiração, fazendo com que o suor fique retido dentro do poro. E ele faz isso graças à presença do alumínio, que tem o poder de fechar os poros. Quanto mais alumínio existe na formulação, mais ele irá fechar os poros e por mais tempo os manterá fechados. É o caso dos desodorantes 24, 48 horas. Daí vem sua eficiência. Não havendo saída do suor não há também o mau cheiro.

Alerta

Porém existe uma grande corrente de cientistas no mundo todo pesquisando se o alumínio faz ou não mal à nossa saúde. Especialmente em países como o Brasil, onde o uso é exagerado e os consumidores procuram produtos de longa duração, ou seja, aqueles com maior concentração de alumínio em sua fórmula. É algo preocupante, já que diariamente o alumínio é depositado na superfície da pele, além de estarmos respirando o alumínio cada vez que pressionamos a válvula do aerosol.

E atenção mulheres, fiquem atentas aos riscos de câncer. Alguns desses cientistas afirmam que a aplicação do alumínio na forma de antitranspirantes pode estar relacionado ao aparecimento do câncer de mama em mulheres jovens. Também foi encontrado o alumínio em tecidos cancerosos retirados da mama em mulheres.

Estudos médicos dizem que ele realmente pode ser perigoso. "Na Europa observamos uma enxurrada de lançamentos de produtos "aluminum-free", ou seja, que não contêm alumínio. As empresas de lá estão usando estratégias para atrair mais consumidores, até porque a conscientização dos consumidores europeus é muito mais alta", revela Pupo.

Pupo conta que na França, a linha La Roche Posay tem um desodorante em bastão com bicarbonato que é excelente. Acontece que, segundo ele, os hábitos europeus são diferentes dos brasileiros. Segundo ele, o brasileiro tem como principal preocupação reduzir a transpiração, já o europeu não, porque lá não faz calor como o daqui.

Por isso o especialista aconselha alguns cuidados que as mulheres devem ter, não só com a escolha do produto. "Um brasileiro que nessa época costuma tomar dois banhos por dia não precisa exagerar tanto no antitranspirante, nem buscar aqueles produtos ultrapotentes com 24 ou 36 horas de duração. Isso, somado ao fato da mulher brasileira estar viciada em depilação, o que provoca o escurecimento das axilas. Excesso de depilação e excesso de transpirante é um maltrato com a pele".

Pupo sugere que o ideal é depilar menos, e quando depilar, nunca usar imediatamente o desodorante, mas um bom hidratante para reparar a pele irritada. E também procurar usar mais os desodorantes ao invés dos antitranspirantes, pois os primeiros não contém alumínio e assim como o antitranspirante, existem boas opções em forma de sprays, cremes e roll-ons.

Os perigos dos antitranspirantes e o porquê evitá-los


Sempre que os cuidados com nossa saúde são lembrados, a tendência é de que priorizemos aquilo que é mais patente aos nossos olhos e que estejam mais relacionados à estética, como: Um bom shampoo e condicionadores para os cabelos ou um bom creme para a pele. Mas ao cuidarmos de nossa beleza, muitas vezes esquecemos que muitos produtos, além de nocivos a nossa saúde, podem causar sérios danos de forma irreparável. Neste quesito, os antitranspirantes podem ser o maior inimigo das mulheres e porque não dizer também dos homens.

Antes de dizermos se é perigoso ou não o uso destes produtos, precisamos entender, basicamente, de que ele é formado em sua composição: A maioria dos antitranspirantes possuem, em sua composição, sais minerais e seus derivados que têm sido apontados como o principal causador do desenvolvimento do câncer de mama. Um dos fatores que contribui para esta afirmativa é o fato de haver uma grande incidência da doença no quadrante superior extremo, nas áreas onde estão localizados os nódulos linfáticos, próximo das axilas, onde o produto é aplicado.

Na University of Reading foram realizados estudos recentes com tecidos que foram retirados de tumores mamários de várias mulheres que usavam o produto e foram encontrados grande presença de parabeno, que são os conservantes utilizados em cosméticos; essa substância ao penetrar no organismo, passa-se por estrogênio, um hormônio feminino que tem uma grande participação no desenvolvimento do câncer de mama.

Diante deste fato, o Instituto Nacional do Câncer afirma não existir estudos suficientes para comprovar que o parabeno possa ajudar no desenvolvimento do câncer de mama. No entanto, as toxinas podem provocar mutações das células, o corpo precisa liberar essas toxinas mas os antitranspirantes não permitem a liberação através da transpiração. À medida que são impedidas de saírem, elas ficam retidas nas glândulas linfáticas tornando-se um aliado no desenvolvimento do câncer. Além disso, a depilação das axilas e o uso do produto contribuem consideravelmente para este fato, pois as minúsculas lesões causadas pela depilação fazem com que os componentes químicos tenham mais poder de penetração e tornam-se ainda mais nocivos.

Por isto, o recomendável é não usar os antitranspirantes, substituí-los por desodorantes e de preferência os feito de forma natural. Usando um que não seja natural, procure dar preferência aos que não possuem os sais de alumínio, talco, dimeticone, ciclometicone e polietileno em sua composição, isso ajudará muito em sua proteção.

Seja mais seletiva (o) na escolha dos produtos, lembre-se que seu corpo foi feito para agir de forma natural como, por exemplo, o ato de transpirar e não se deve modificar a rota natural da vida. Tendo alguns cuidados você continuará a investir em sua saúde, desfrutando de bem estar, terá seu corpo belo sem se descuidar da naturalidade.

O perigo dos Anti-transpirantes e o desodorante NATURAL


O assunto é SÉRIO :
Aqui em casa tivemos um "surto" alérgico e fomos TODOS parar no dermatologista... motivo : axilas em "carne viva", coceiras, ardência, desconforto total.

Causa: o desodorante antitranspirante ...!

...o o que nós não sabíamos ....
a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é perto da axila...a principal causa de Câncer da Mama é o uso de anti-transpirantes!

A concentração das toxinas provoca a mutação das células: Câncer
Eis aqui a razão:

O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas :atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas.

As toxinas são eliminadas com a transpiração.

Os anti-transpirantes, como seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas..

Estas toxinas não desaparecem por artes mágicas.

Como não saem pelo suor, o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços.

A maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas.

Nos homens parece ocorrer em menor proporção, mas também não estão isentos de desenvolver Câncer da Mama por causa dos anti-transpirantes que usam,ao invés de água e sabão.

A diferença está no fato de os anti-transpirantes usados pelos homens não serem aplicados diretamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pêlos axiais.

As mulheres que aplicam anti-transpirantes logo após rasparem ou depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo.

....Recomendação da nossa dermatologista : Leite de magnésia!!!

O bom e velho Leite de Magnésia não serve apenas para "soltar o intestino preso", "acalmar as queimaduras do sol de verão"... é um excelente desodorante !!! e quase de graça!

Ele cria um ambiente onde as bactérias que provocam o "CC" ( cheiro de corpo) não conseguem viver e nem se proliferar !!! Se quiser diminuir a transpiração evite roupas feitas com fibras sintéticas.

Nós constatamos aqui em casa :

Nada de sintéticos

Nada de anti-transpirantes

Leite de Magnésia ( espalhe um pouco nas axilas após o banho)

Nada de axilas doentes...

Pouco suor e nada de mau-cheiro

Economia total (1 vidro dura quase 1 mês, para todos nós e não chega a R$10,00)

DICA: passe o leite de magnésia para um frasco que tenha uma "boca "reduzida, pois a embalagem original tem uma boca muito grande e fica difícil usar pequenas quantidades de cada vez!

Fontes:
Mundo hoje , Vila Mulher.terra , Fórum Anti-Nova Ordem Mundial , Dedinhos Lambuzados
http://julearauju.blogspot.com.br/2013/07/cuidado-com-o-desodorante.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...