3 de fev. de 2014

E-mail com suposta mensagem de voz no Facebook é vírus e rouba dados

Posted by Liberte Sua Mente on segunda-feira, 03 Fevereiro, 2014



Mensagem tem o mesmo padrão gráfico das legítimas, enviadas pela plataforma. Vírus se espalha ao encaminhar mensagens maliciosas para a lista de contatos da vítima

Notícias Relacionadas
Malware se disfarça como extensão de navegador e invade conta no Facebook
Vírus modifica boletos online e faz pagamento cair em outra conta
Veja cinco dicas para manter sua conta do Facebook protegida
Extensão para Chrome rouba "Likes" do Facebook para cibercriminosos
Os cibercriminosos estão implementando suas táticas de ataque para atingir usuários do Facebook. A última prática, descoberta pela empresa de segurança Bitdefender, consiste no envio de um vírus por e-mail, o qual alega que o código malicioso é na verdade uma mensagem de voz enviada por um amigo por meio da rede social.

A mensagem arbitrária tem o mesmo padrão gráfico das legítimas, enviadas pela plataforma. O endereço de e-mail alvo, inclusive, é o mesmo cadastrado para acessar a rede.

Ao clicar no link para ouvir a suposta mensagem, a vítima acaba baixando o malware que, uma vez instalado na máquina, pode roubar dados e prejudicar o funcionamento do sistema operacional.

O vírus se espalha ao encaminhar mensagens maliciosas para a lista de contatos da vítima. Os arquivos maliciosos possuem a extensão "clp" e alojam-se na pasta Windows System32.

"Além do roubo de dados confidenciais, o vírus pode acarretar problemas ao sistema operacional do computador, impossibilitando a limpeza da máquina, a não ser via formatação. É importante lembrar ao usuário que, apesar de se mostrarem mais confiáveis, as mensagens enviadas por redes sociais são tão passíveis de falsificação como e-mails", adverte o diretor da Bitdefender no Brasil, Eduardo D’Antona.

Para se prevenir é recomendado o uso de software antivírus atualizado. E-mails provenientes de fontes duvidosas também não devem ser abertos. Se a mensagem foi enviada por um amigo ou conhecido, mas parecer suspeita, confirme se a pessoa enviou realmente aquele e-mail antes de abrir anexos ou clicar em links.

http://idgnow.com.br/internet/2013/05/15/e-mail-com-suposta-mensagem-de-voz-no-facebook-e-virus-e-rouba-dados/#sthash.WjdoQ0Im.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...