8 de nov. de 2014

Hoje na História: 1981 - Assassino de John Lennon é condenado nos EUA

Mark Chapman cumpre pena até hoje; após dar várias versões sobre suas motivações, hoje admite que queria ser famoso

Em 24 de agosto de 1981, o norte-americano Mark David Chapman é condenado a 20 anos de prisão pelo assassinato do músico inglês John Lennon, pena que cumpre até os dias de hoje e que pode ser transformada em pena perpétua. O ex-integrante dos Beatles, ativista político e considerado um símbolo do pacifismo, foi morto em 8 de dezembro de 1980, em Nova York, em frente ao edifício Dakota, prédio onde morava, quando voltava do trabalho para casa ao lado de sua esposa, Yoko Ono.

Chapman cometeu o assassinato por volta das 23 horas, em uma segunda-feira. O músico levou cinco tiros, sendo quatro deles nas costas com um revólver calibre 38. No mesmo dia, Lennon havia autografado para ele uma cópia de seu último álbum, Double Fantasy – um fotógrafo chegou a registrar a cena (foto abaixo). O ex-beatle chegou morto ao hospital Luke’s Roosevelt.

Na ocasião, sua equipe de defesa tentou provar, baseando-se em testemunhas, que Chapman sofria de insanidade, não sendo responsável por seus atos. Chapman não aceitou a orientação e enfrentou o julgamento alegando ser culpado.

Pela sentença, Chapman deveria passar pelo menos 20 anos na prisão – etapa cumprida em 2000 – realizando tratamento para saúde mental. Depois, deveria ser submetido a exames que mostrassem que estava apto a conviver em sociedade. Todos os pedidos desde então por sua liberdade, refeitos a cada dois anos, têm sido negados.  A viúva de Lennon, Yoko, se opõe veementemente à possibilidade de Chapman ser posto em liberdade, alegando que ele ainda constitui um perigo para ela e seus dois filhos com Lennon.


http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/30780/hoje+na+historia+1981+-+assassino+de+john+lennon+e+condenado+nos+eua.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...