3 de nov. de 2014

MAS A FINAL, O QUE É A DEEP WEB? (Afinal, quanto mais difícil a obtenção de uma informação, maior o seu valor!)

Para quem não sabe, a internet normal, ou a "Surface - Superfície" que todo mundo acessa em casa, que na maior parte das vezes começa pelo Google, não é nem 4% de tudo que tem na internet, ou seja, usuários comuns que utilizam navegadores comuns, não chegam nem perto da Deep Web, você nunca vai achar algum conteúdo da Deep no Google por exemplo, ou em nenhum outro motor de busca. Isso se deve ao fato de que os motores de buscas não conseguem indexar nenhum conteúdo da Deep, pois todos os links para as páginas são dinâmicos.

Os domínios da Deep na maioria das vezes giram em torno do .ONION (o .com da Deep), para entender melhor você nunca vai ter um domínio “fulano.onion” e sim algo parecido com “ppokf43248hcf2.onion”, e como se já parecesse difícil esse link, você também não vai conseguir acessá-lo de um navegador normal, apenas navegadores preparados para a Deep Web conseguem abrir esses links.

O navegador mais utilizado para acessar a Deep Web é o Tor Browser, com ele você consegue navegar anônimo, dificultando a possibilidade de rastrearem seu IP. O TOR cria vários túneis de conexão criptografadas e trabalha como proxy, fazendo com que seu IP fique anônimo e você consiga abrir os links da Deep Web .onion que são criptografados.

O Tor é fácil de usar, baseado no Firefox, você consegue baixá-lo no site do projeto torproject:

https://www.torproject.org/projects/torbrowser.html.en.

Com o navegador aberto e funcionando, você conseguirá acessar as páginas da Deep.

A Deep Web tem muito conteúdo de diversos tipos, tem coisas que você não vai querer ver, conteúdos pesados, como pornografia de todo o tipo, comercialização de drogas, armas, contratação de assassinos, muita coisa horrível. Mas tem o lado bom também como livros raros, documentações manuais e curiosidades, se souber pesquisar você consegue achar muita coisa útil por lá. É isso tudo, que eu não encontro na surface, que eu vou começar a buscar na Deep!

A Deep muitas vezes é utilizada para troca de informações sigilosas, utilizadas por jornalistas, governos, hackers, etc. Existem muitas documentações boas que você dificilmente encontraria na internet tradicional, ou na Surface Web como é chamada, existem também livros raros, músicas, enfim.

Na Deep os Fóruns são muito famosos, onde pessoas discutem assuntos de diversos tipos, na maioria ilegais é claro. Mas vai um aviso, acessar a Deep não é crime, entretanto dependendo do que você for fazer lá dentro, cuidado! Ela já é escondida porque tudo o que tem lá são conteúdos que se desejam o anonimato deles, por isso não estão na surface.

Existem diversas camadas da Deep Web, as mais profundas apenas hackers e físicos experientes, ou gente doida com influência tem acesso. Na verdade a Deep Web, ou o que você vai conseguir acessar com o TOR é considerada a 4° camada da internet, vou explicar sobre essas camadas a seguir:

1° - Common Web: a internet “normal”, onde todos acessam diariamente, facebook, youtube, redes sociais em geral, blogs, etc.

2° - Surface Web: São os sites mais escondidos da web normal, mas ainda é fácil de acessar, e também são indexados pelo Google.

3° - Bergie Web: Essa camada é a que separa a internet normal da Deep Web, nela você vai acessar sites de grupos fechados que utilizam proxy, como o Tor ou alguma outra ferramenta que permita o acesso. Até agora, foi por aqui que naveguei. Nada demais. Os sites têm aquele formato antigo, onde o texto tem muito mais espaço do que as imagens, lembrando os atuais fóruns. Como não achei nada, resolvi me aprofundar mais, na Charter.

4° - Charter Web: Aqui começa a Deep Web, onde você vai acessar sites .ONION com o TOR, sites FREENET e I2P, que são as camadas mais conhecidas da Deep. A .ONION é a mais fácil de navegar, e é onde você vai encontrar conteúdos pesados mas nem tanto, comparado com o que tem mais em baixo. Aqui você ainda consegue ir muito além, Hidden Wiki já encontra-se nessa camada, mas existem lugares que você só vai acessar com sistemas de Shell fechados, e no lado mais fundo da quarta camada já chegando na 5° você só acessa com Polymeric Falcighol Derivation, baseados em Mecânica quântica ou computação quântica, nesse ponto se você chegar tenha muito cuidado, não é à toa que eles utilizam criptografia complexa nesse lugar.

5° - Mariana’s Web: Aqui quase ninguém tem acesso, a chamada Darknet, o lado mais fundo de todos, apenas quem tem conhecimento mais avançados em computação e física consegue acessar, é onde estão os conteúdos mais sigilosos, na maioria das vezes ilegais. Tem gente do bem que entra aqui, mas entra para estudar documentos secretos e restritos para o público em geral, aqui a troca de informação sigilosa é mais comum. Quem chega nesse ponto é bem difícil de ser detectado, por isso a liberdade de oferecerem seus serviços incomuns.

Essas são as 5 camadas conhecidas da internet, mas dizem que possam existir mais umas 5 ainda mais fundo, se quase ninguém sabe o que tem na Mariana’s Web, imagina nessas outras camadas. Óbvio que você nunca vai acessá-la sem ser convidado e sem obter as ferramentas certas.

Assim que eu tiver resultados nas minhas pesquisas, eu publico aqui. Pretendo também, assim que me sentir seguro e tiver experimentado bem, apresentar alguns tutoriais e links. Enquanto isso, camaradas, aguardem pelas novidades. Já passou da hora desta página adentrar os limites da Deep Web. Afinal, quanto mais difícil a obtenção de uma informação, maior o seu valor!

Desejem-me sorte!!

# Ivan Figueiredo 

2 comentários:

  1. TODA SORTE DESTE MUNDO E DO OUTRO TAMBÉM

    ResponderExcluir
  2. The name ""darknet"" is apropos. It just goes to show that people are not always ""good."" There's a whole lot of weirdness out there. That being said, I am glad that some people still hold themselves to a higher standard--but I also tend to think that this standard is a learned behavior, and not necessarily a given. At any rate, humans are lead astray rather easily...Your article is very compelling and gives one plenty of food for thought. Up, useful, interesting.
    Harold Burton

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...