20 de dez. de 2014

O que é Normose?










Normose pode ser reconhecida também como a "Síndrome de Ser Normal", um transtorno psicológico que afeta pessoas que costumam sentir medo e articular suas vidas de maneira a não mexer nesse medo ao invés de saná-los. Como a maioria das pessoas inteligentes e sensíveis sabe e parafraseando Caetano Veloso (De perto ninguém é Normal), o conceito de "normal" é bastante discutível e relativo e não está claro quem está apto em nosso planeta a definir as fronteiras onde o "normal" termina e o "diferente", exótico ou "anormal" começa.

Me lembro como se fosse ontem que estávamos em SP no ultimo mês de agosto de 2014 quando fomos fazer um passeio eu, meu irmão Paulo, minha esposa e meu sobrinho no parque do Ibirapuera. Ali chegando fui direto trepando no monumento aos Bandeirantes também vulgarmente conhecido como "deixa-que-eu-empurro" pois era algo que gostava de fazer quando em SP vivia. 
Paulo rapidamente nos alertou (eu, minha esposa e Cauan) dizendo a mim:
- "Num pode Ruy, tá proibido!!" No que eu eu retruquei: - "Num Pode porque"?! E Paulo me respondeu enfezado: Por que não! Num Pode, num pode bixo"!!!

Esse é um exemplo típico de normose: Pessoas que não sabem o porque das coisas, não se interessam em saber e facilmente se sujeitam a obedecer e adequar-se sem questionamentos. Se Sujeitam as "Ordens" venha de onde vier e Aceitam a proibição como algo "natural" e a mentira como inofensiva e banal. 


Segundo Pierre Weil: "A normose pode ser definida como o conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria em uma determinada sociedade e que provocam sofrimento, doença e morte." 

Em palavras simples: É quando o estado, o canal de TV, a Publicidade, a Empresa, o que pensam os amigos, o emprego, a opinião dos outros, o trabalho, a moda, os velhos costumes, ou o padrão mental de nosso nicho social-cultural nos viola e assalta de maneira que nossos comportamento é apenas o resultado do que esperam de nós e jamais a reflexão ou conclusão de qualquer Verdade que tenhamos sentido e descoberto dentro de nós livre de energias de medo, culpa ou baixas densidades. 

Ser normótico está caracterizado pela incapacidade de entrar em contacto consigo mesmo livre da necessidade de agradar a todos ou pelo menos fazer parte do senso comum da maioria. 

É a Patologia que acomete todo aquele que sente medo de estar abaixo de sua "META IDEAL". Ele jamais se decide e está sempre encima do muro pois sabe muito bem que o que hoje é "situação" amanhã pode ser "oposição" e ele não vai pagar pra ver mas apenas tentar garantir sua sobrevivência se possível sem "atrapalhar ninguém" e fingindo que ele mesmo "não existe" mas é apenas uma cópia competente quando não "melhorada" de tudo de bom que já existe e ele mais gosta. 

Nada que as pessoas acreditem que ainda "não exista" tende a atrair a atenção e interesse daquele que é Normótico e em verdade vos digo que a única forma de cura eficiente (além das porradas da vida) são algumas doses de ousadia e loucura que qualquer médico ou artista sabe que é muito bem, FUNDAMENTAL. 

O segredo para não recair na normose é ser o dono de sua própria rotina e ter um mínimo de Liberdade dentro dessa, confirmando para si mesmo que se é feliz através das coisas que se pode sentir e perceber, ainda que não se tenha claro o real motivo de sua presença aqui ou onde quer que seja.

Ninguém que esteja seriamente compenetrado em Ser Honesto e evoluir será "normótico".

http://medicoanimosico.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...