20 de out. de 2016

A Imagem De Mais Alta Resolução de Eta Carinae

Eta Carinae, uma das estrelas mais conhecidas do nosso universo próximo, uma das estrelas mais estudadas e uma estrela que tem uma forte relação com nós brasileiros, já que foi o grande Augusto Damineli Neto, astrônomo do IAG na USP que previu o seu apagamento e que propôs o modelo binário para essa estrela.

O sistema binário de Eta Carinae é colossal, são duas estrelas massivas que se orbitam e é muito ativo criando ventos estelares com velocidades de até 10 milhões de km/h. A região onde esses ventos colidem é muito turbulenta e não tinha sido estudada até agora.

Eu já falei num vídeo aqui no canal sobre as explosões de Eta Carinae, as vezes que ela explodiu e que muitos esperam que ela sofram uma nova explosão em breve.

A maior explosão foi a Grande Erupção de 1830 que criou a chamada Nebulosa do Homúnculo, que vemos atualmente quando observamos o sistema.

Uma equipe internacional de astrônomos com a participação de brasileiros, incluindo o Damineli, usaram o que temos de mais moderno hoje que o VLTI. o interferômetro do VLT para fazer imagens detalhadas da estrela de Eta Carinae.

O objetivo foi estudar a região onde os ventos provenientes das duas estrelas se encontram.

E com as imagens de alta resolução do VLTI, os astrônomos descobriram que na região onde os ventos colidem existe uma estrutura em forma de ventoinha, bem incomum e que era inesperada de ser encontrada pelos astrônomos.

Além disso, medidas espectroscópicas foram feitas e se pôde medir a velocidade dos ventos e com isso foi possível criar modelos mais precisos da estrutura interna desse sistema, o que vai ajudar os astrônomos a entender mais sobre o comportamento de estrelas tão massivas como a Eta Carinae.

Os astrônomos esperam agora novos instrumentos chegarem ao VLTI para que eles possam continuar com as observações, porém em outros comprimentos e onda, para então se derivar propriedades físicas e entender mais ainda sobre os processos que acontecem com essas estrelas.

Fonte:
http://www.eso.org/public/brazil/news...

Artigo:
http://www.eso.org/public/archives/re...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...