2 de out. de 2016

BIOGRAFIA: BRUCE LEE E A REAL CAUSA DE SUA MORTE

Perfil 
* Nome : Bruce Lee
* Nome chinês : Lee Jun Fan
* Nascimento : 27 de novembro de 1940
* Altura : 1.71m * Peso : 65 Kg
* Nacionalidade : Sino-Americano

Bruce Lee (Chinês: 李振藩; Chinês Simplificado: 李小龙; Pronúncia Chinesa: Li Xiaolóng; Pronúncia Cantonesa: Léih Síulùhng) (São Francisco, 27 de novembro de 1940 – Hong Kong, 20 de julho de 1973), foi um artista marcial sino-norte-americano, filósofo, instrutor, ator, diretor, coreógrafo, roteirista e o fundador do Jeet Kune Do, considerado o artista marcial mais importante do século XX e um ícone cultural, responsável pela popularização dos filmes de artes marciais. O melhor ator de filmes de artes marciais de todos os tempos. Pai do ator Brandon Lee e da atriz Shannon Lee.

Bruce lee - Biografia 
Bruce Lee - Biografia Bruce Jun Fan Lee nasceu na hora e no ano do Dragão, entre 6 e 8 da manhã no dia 27 de novembro de 1940 no Hospital Jackson Street em Chinatown de São Francisco, Califórnia. Hoje, uma placa na entrada do hospital comemora o lugar de seu nascimento. O nascimento de Bruce, na hora e no ano do Dragão, é um poderoso símbolo na astrologia chinesa. Seria um presságio forte da vida poderosa que seria vivida por Bruce Lee e o impacto explosivo que sua vida estaria usando outros incontáveis.

Bruce foi a quarta criança de Lee Hoi Chuen e sua esposa Grace Ho. Ele teve duas irmãs mais velhas, Phoebe e Agnes, um irmão mais velho, Peter, e um irmão mais novo, Robert. Lee Hoi Chuen era, através de profissão, comediante na Ópera chinesa e ator em filmes cantoneses. Na ocasião Bruce nasceu, Sr. e Sra. Lee estavam em excursão com a companhia de ópera nos Estados Unidos. Assim, foi fortuito para o futuro de Bruce que o seu nascimento acontecesse na América, como ele retornaria 18 anos depois para reivindicar o seu direito inato de Cidadania Americana.

Os pais de Bruce lhe deram o nome “Jun Fan.” Considerando que é costume chinês colocar o sobrenome primeiro, o nome completo de Bruce é escrito Lee Jun Fan. O verdadeiro significado de Jun Fan merece uma explicação como, também, prediria a viagem do filho recém nascido Lee. Literalmente, JUN quer dizer “despertar ao estado ativo” ou “fazer próspero.” Geralmente, era um nome comum usado em garotos chineses em Hong Kong naquela época, compreensivelmente porque a China e o povo chinês era muito vulnerável naquele tempo, e todo o mundo, inclusive os pais de Bruce, quiseram que o “leão dormente do Leste” acordasse. A sílaba FAN recorre ao nome chinês de São Francisco, mas seu verdadeiro significado é “cerca de um jardim” ou “países subordinados de fronteira com um grande país.” Durante o período da Dinastia Ching (1644-1911), muitos chineses imigrados para o Havaí e São Francisco como trabalhadores, e a implicação tornou que os Estados Unidos fosse FAN do Grande Império de Ching.

Assim o verdadeiro significado do nome de Bruce-JUN FAN-era “despertar e fazer FAN (os Estados Unidos) próspero.” O sentimento vazio de muitos chineses pelo feltro suprimido e inferior a poderes estrangeiros daquele momento, foi que eles desejaram exceder em brilho os países mais superiores e recuperar a Era Dourada da China. Os pais de Bruce queriam que ele tivesse o brilho de seu nome e tremesse os países estrangeiros que ele certamente tenha sucedido.

O nome inglês, BRUCE, foi dado a ele quando ainda bebê por uma enfermeira no Hospital Jackson Street, embora ele nunca tenha usado este nome até que entrou em uma escola secundária e começou o estudo do idioma inglês. A história vai assim no primeiro dia da aula de inglês, os alunos tinham de escrever os seus nomes ingleses abaixo, e Bruce, ainda não sabendo o seu nome, copiou o nome do aluno ao lado. Sua família quase nunca usou o nome Bruce, especialmente no seu crescimento quando seu apelido na família era “SAI FON,” que literalmente significa Pequeno Pavão. Esse é um apelido de menina, mas sendo aplicado a Bruce, teve um sério propósito. A criança primogênita de Sr. e Sra. Lee havia sido um menino que não sobreviveu a infância. A convicção deles era que se os deuses não favorecessem o nascimento de uma criança masculina, o bebê poderia ser tomado. Assim, o nome, Pequeno Pavão, era usado como uma ardil enganação aos deuses em pensar que o Bruce fosse uma menina. Foi um termo de grande afeto dentro do círculo familiar.

Aos três meses de idade, Lee Hoi Chuen, sua esposa Grace e o bebê Bruce voltaram a Hong Kong onde Bruce teria voltado aos 18 anos. Provavelmente por causa da longa viagem pelo oceano e as mudanças climáticas, Bruce não era uma criança forte, uma condição que mudou depois que ele passou a estudar Kung-fu aos 13 anos de idade. (Bruce sempre soletrou sua arte marcial chinesa como GUNG FU que é a pronúncia cantonesa da geralmente soletrada Kung Fu, uma pronúncia mandarim.) A memória mais proeminente de Bruce na sua infância foi a ocupação de Hong Kong pelos japoneses durante os anos da Segunda Guerra Mundial (1941-1945). A residência da família Lee era um apartamento na Estrada 218 de Nathan em Kowloon diretamente do outro lado da rua do acampamento militar dos japoneses. A mãe de Bruce contou freqüentemente a história dele jovem, menos que 5 anos, precariamente inclinado pra fora da sacada da casa deles erguendo seu punho aos Zeros Japoneses que circulavam acima.
  • Outro apelido que freqüentemente a família deu a Bruce era “Mo Si Ting” que significa “nunca se senta” e habilmente descreveu a personalidade dele.
A ocupação japonesa foi a primeira memória presciente de Bruce, mas Hong Kong tinha sido uma Colônia de Coroa Britânica desde os recentes 1800 anos. Os ingleses retornaram para dar poder ao fim da guerra. Não é duro ver por que o jovem Bruce teria sentimentos rebeldes para usurpação estrangeira de sua pátria. Na época de sua adolescência, Bruce foi exposto à prática comum de escarnecer hostil por garotos ingleses da escola que pareciam se sentir superiores aos chineses. Não é surpreendente aquele Bruce e seus amigos retaliados devolvendo os insultos e às vezes entrando em brigas com os meninos ingleses. Essa atmosfera pôs o fundo para Bruce começar seu estudo das artes marciais. 

Aos 13 anos de idade, Bruce foi introduzido ao mestre Yip Man, um professor do estilo de Kung-fu Wing Chun. Em cinco anos Bruce estudou diligentemente e ficou muito proficiente. Ele grandemente venerou Yip Man como um mestre professor e homem sábio e freqüentemente o visitou nos anos seguintes. Quando ele levou Kung-fu primeiro, ele usou suas novas habilidades aos seus adversários pummel, mas não levou muito tempo para Bruce aprender que o real valor de treinar artes marciais é que as habilidades de combate físico instilam confiança ao ponto que não sente a necessidade constante de defender a honra da pessoa por lutar.

Em escola secundária, Bruce, agora maior mas não uma criança fraca, estava começando a afiar seu corpo com treinamento duro. Uma de suas realizações estava ganhando um Campeonato de Boxe dentro da escola contra um estudante inglês no qual o Marquês de regras de Queensbury foi seguido e nenhum chute foi permitido. Dado os movimentos graciosos que depois seriam espetacularmente exibidos nos filmes dele, não é nenhuma surpresa que o Bruce também foi um maravilhoso dançarino, e em 1958 ele ganhou o Campeonato de Chá-chá-chá de Hong Kong. Ele estudou dançando tão assiduamente quanto fez Kung-fu, enquanto mantendo um caderno no qual ele tinha anotado 108 passos diferentes de Chá-chá-chá. É fácil de ver aquele Bruce possuiu as características de autodisciplina e trabalho duro que o segurariam em um bom lugar depois, embora nesta fase ele não estivesse entre os melhores estudantes acadêmicos na classe.

Além de seus estudos, Kung-fu e dançando, Bruce teve outro interesse durante os seus calendários escolares. Ele era um ator-mirim debaixo da tutela de seu pai que deve tê-lo reconhecido bem antes de Bruce ter talento de ator. No primeiro papel de Bruce foi como um bebê em braços como ele foi levado sobre o cenário. Até os 18 anos, ele já havia aparecido em 20 filmes. Nesses dias fazendo filme não era particularmente fascinante ou remunerativo em Hong Kong, mas Bruce amou ter atuado. A mãe dele contou freqüentemente histórias de como era impossível Bruce se acordar para ir a escola, mas uma simples torneira no ombro à meia-noite o despertaria de sua cama para ir ao estúdio de cinema. Os filmes foram feitos freqüentemente à noite em Hong Kong para minimizar os sons da cidade. (Veja Filmografia)

Aos 18 anos, Bruce estava olhando para novas vistas em sua vida, como eram seus pais que estavam desanimados que o Bruce não tinha feito mais progresso academicamente. Era prática comum da escola secundária se formar e para ir ao ultramar e freqüentar faculdades, mas com graus excelentes exigidos. O irmão e a irmã de Bruce tinham vindo para os Estados Unidos em vistos de estudante para o ensino superior deles. Embora Bruce não teve formalmente se formado na escola secundária, e estava mais interessado em Kung-fu, enquanto dançando e atuando, sua família decidiu que estava na hora dele voltar à terra de seu nascimento e achar o futuro dele lá. Em abril de 1959, com $100,00 em seu bolso, Bruce subiu a bordo num navio a vapor na American Presidents Line e começou sua viagem para São Francisco. Sua passagem estava nas mais baixas cobertas do navio, mas não levou muito tempo para Bruce ser convidado pra cima para os alojamentos de primeira classe pra ensinar o Chá-chá-chá para os passageiros. Pousando em São Francisco, Bruce estava armado com o conhecimento que suas habilidades dançando poderia o prover um vivendo, assim seu primeiro trabalho foi como um instrutor de dança. Um de seus primeiros alunos foi Bob Lee, irmão de James Y. Lee, que tornaria um grande amigo de Bruce, colega nas artes marciais, e eventualmente o sócio e Instrutor Assistente do Jun Fan Gung Fu Institute de Oakland. Bruce não ficou muito em São Francisco, mas viajou para Seattle onde um amigo da família, Ruby Chow, tinha um restaurante e havia prometido para Bruce um trabalho e hospedagem no restaurante. Por agora Bruce havia deixado sua ação e paixões dançando atrás e foi com intenção em avançar sua educação. Ele se matriculou na Escola Técnica Edison onde ele cumpriu os requerimentos para o equivalente de graduação da escola secundária e então se matriculou na Universidade de Washington. Típico de suas características de personalidade, ele atacou aprendendo o inglês coloquial como ele teve seu treinamento de artes marciais. Não conteúdo para falar como um estrangeiro, ele se aplicou a aprender idiossincrasias de fala. Sua biblioteca conteve numerosos livros, sublinhado e dog-eared em frases idiomáticas inglesas comuns. Embora ele nunca perdia totalmente a sugestão de um acento inglês ao falar, sua habilidade para virar uma frase ou “be cool” estava pasmando para um que não falou uma palavra do idioma até aos 12 anos de idade. As habilidades de escritas inglesas de Bruce excederam suas habilidades de linguagem faladas no princípio porque ele havia sido ensinado bem na própria prosa de inglês do Rei em Hong Kong. Quando sua esposa o conheceu na Universidade de Washington, ele editou os documentos ingleses dela facilmente para gramática correta e sintaxe.

Na universidade, Bruce formou-se em filosofia. Sua paixão pelo Kung-fu inspirou um desejo para cavar no underpinnings filosófico das artes. Muitas de suas composições escritas durante esses anos relacionariam princípios filosóficos a certas técnicas de artes marciais. Por exemplo, ele escreveu freqüentemente sobre os princípios do Yin e Yang e como eles poderiam traduzir em movimentos físicos duros e macios. Nesse modo ele estava completando sua educação como verdadeiro artista marcial no tempo-honrado senso chinês de um cujo conhecimento que cerca os aspectos físicos, mentais e espirituais das artes.

Nos três anos que Bruce estudou na universidade, ele se manteve ensinando Kung-fu, tendo deixado de trabalhar no restaurante por este tempo, enquanto entregando jornais ou vários outros biscates. Ele e alguns de seus novos amigos se encontrariam em lotes de estacionamento, garagens ou qualquer espaço aberto e agiria ao redor com técnicas de Kung-fu. Nos anos 50 e 60, “Kung-fu” era um termo desconhecido; na realidade, a única arte física que poderia ser listada nas páginas amarelas era o Judô. Até mesmo o nome “Karatê” não era um termo familiar. O pequeno grupo de amigos foi intrigado por esta arte chamada Kung-fu. Um dos primeiros alunos deste grupo foi Jesse Glover que continua ensinando algumas das técnicas de Bruce para este dia. Foi durante este período que Bruce e Taky Kimura ficaram amigos.

Taky não só vai se tornar aluno de Kung-fu de Bruce e o primeiro Instrutor Assistente que ele já teve, mas a amizade forjada entre os dois foi uma fonte de amor e força para ambos. Taky Kimura continuou sendo o partidário forte de Bruce, infinitas horas dedicando para preservar sua arte e filosofia ao longo dos 30 anos desde que Bruce está passando.

O pequeno círculo de amigos que o Bruce havia feito encorajou que ele abrisse uma real escola de Kung-fu e cobrou uma soma nominal pra ensinar em ordem se mantendo enquanto freqüentando a escola. Alugando um quarto de porão pequeno com uma meia entrada de porta da 8ª Rua em Chinatown de Seattle, Bruce decidiu chamar sua escola de Jun Fan Gung Fu Institute. Em 1963, tendo estabelecido um grupo dedicado de estudantes e tendo dado numerosas demonstrações na universidade, Bruce pensou que ele poderia atrair mais alunos abrindo uma escola maior na 4750 University Way onde ele também morou em um quarto pequeno na parte de trás do kwoon.

Um de seus alunos em 1963 foi um calouro na Universidade de Washington, Linda Emery. Linda soube de quem o Bruce foi suas conferências de convidado em filosofia chinesa na Escola Secundária Garfield, e no verão depois de se formar, ao urgir de sua namorada chinesa, SueAnn Kay, Linda começou tomando lições de Kung-fu. Não demorou muito do instrutor ficar mais interessante que as lições. Bruce e Linda estavam casados em 1964. Naquele momento, Bruce havia decidido fazer uma carreira pedagógica de Kung-fu. Seu plano envolveu abertura de várias escolas ao redor do país e treinando os instrutores assistentes para ensinar em sua ausência. Deixando sua escola de Seattle nas mãos de Taky Kimura, Bruce e Linda se mudaram para Oakland onde Bruce abriu sua segunda escola com James Lee. Os dois haviam formado uma amizade durante os anos com cada ambulante freqüentemente entre Seattle e Oakland. James foi um lutador de Kung-fu de modo atrás, mas quando ele viu a matéria-prima de Bruce ele ficou tão impressionado que quis unir-se com ele começando uma escola. Assim a segunda filial de Jun Fan Gung Fu Institute foi fundada.

Tendo estado agora nos Estados Unidos durante cinco anos, Bruce havia deixado para trás qualquer pensamento de agir como uma carreira, e se dedicou completamente à sua escolha de artes marciais como uma profissão. Até agora o Kung-fu de Bruce consistiu principalmente em técnicas de Wing Chun e teoria que ele havia aprendido com Yip Man. Gradualmente entretanto, por causa de seu interesse germinando na filosofia de artes marciais e seu desejo para melhoria de si mesmo, ele estava ampliando seu repertório. Um incidente particular apressou seu processo de auto-exploração. Em 1964 Bruce foi desafiado por alguns lutadores de Kung-fu de São Francisco que contestou o seu ensino à alunos não-chineses. Bruce aceitou o desafio e os homens chegaram ao kwoon em Oakland no dia designado para a face off. As condições eram que se Bruce fosse derrotado ele teria que deixar de ensinar aos não-chineses. Foi uma luta curta com o lutador de Kung-fu da cidade que se rende quando Bruce o mantem fixado ao chão aproximadamente após três minutos. A significação dessa luta foi que Bruce ficou extremamente desapontado com seu próprio desempenho. Embora ele tenha ganho, ele ficou sem fôlego e desanimado sobre sua inabilidade de prender o homem no chão dentro de três minutos. Isso marcou um momento decisivo para Bruce em sua exploração de sua arte marcial e o encarecimento de sua aptidão física. Assim começada a evolução do Jeet Kune Do.

Da mesma maneira que Bruce estava concretizando seus planos para ampliar suas escolas de artes marciais, o destino pisou pra mover sua vida pra outra direção. Em anos anteriores Bruce havia tido o conhecimento de Ed Parker, amplamente considerado o pai do Kenpo Americano. Em agosto de 1964, Ed convidou Bruce pra Long Beach, CA para dar uma demonstração em seu Primeiro Torneio Internacional de Karatê. A exibição de Bruce foi espetacular. Ele usou Taky como seu parceiro e demonstrou suas técnicas de Chi Sao com os olhos vendados. Em um certo ponto ele usou um membro da audiência para mostrar o poder de seu soco de uma polegada. Tal era o carisma de Bruce que ele falava em plena palestra, acrescentando humor nos seus comentários enquanto demonstrando enfaticamente ao mesmo tempo sua força, precisão e velocidade.

Um membro da audiência era Jay Sebring, um estilista de cabelo famoso das estrelas. Como isso teria destino, na semana seguinte, Jay estava cuidando do cabelo de William Dozier, um produtor estabelecido. Sr. Dozier mencionou a Jay que ele estava procurando um ator para fazer o papel do filho de Charlie Chan em umas séries a serem intituladas, “Number One Son.” Jay falou para o produtor sobre ter visto este jovem espetacular homem chinês que fez uma demonstração de Kung-fu em algumas noites antes. Sr. Dozier obteve uma cópia do filme que foi levado ao torneio de Ed Parker. Na semana seguinte ele chamou Bruce na casa em Oakland e o convidou pra ir a Los Angeles para um teste de cinema.

O teste de cinema de Bruce foi impressionante, mas enquanto isso planos para “Number One Son” tinham sido largados. Sr. Dozier foi imergido agora na produção do seriado “Batman”, mas ele ainda quis pendurar sobre Bruce. O plano era que se Batman tivesse êxito por mais de uma temporada, então Dozier quis capitalizar na popularidade de outro personagem de livro cômico, “O Besouro Verde” com Bruce fazendo o papel de Kato. Impedir o Bruce de assinar com outra pessoa, Sr. Dozier lhe pagou uma quantia de 1,800 dólares, opção por um ano.

Sobre essas coisas de tempo estava mudando na vida pessoal de Bruce como bem. Seu primeiro filho, Brandon Bruce Lee, nasceu 1 de fevereiro de 1965. Uma semana depois o pai de Bruce, Lee Hoi Chuen, morreu em Hong Kong. Bruce estava contente que seu pai havia sabido sobre o nascimento do primeiro neto na família Lee. Dado esses acontecimentos e a chegada do dinheiro de opção de quantia global, Bruce decidiu que estava na hora de fazer uma viagem para Hong Kong visitar sua mãe e apresentar a família, Linda e Brandon. Eles ficaram no apartamento da família em Nathan Road durante quatro meses. Enquanto lá o Bruce poderia “praticar Kung-fu” com o Mestre Yip Man e os alunos da escola de Wing Chun.

Ao deixar Hong Kong, Bruce e sua família viajaram para Seattle onde eles ficaram com a família de Linda durante outros quatro meses. Durante este tempo Bruce passou um bom tempo com Taky e os alunos na escola de Seattle. Depois de Seattle, a família se mudou de volta para a casa de James Lee em Oakland durante vários meses antes de fazer a mudança pra Los Angeles. Em Los Angeles, ele foi se familiarizando melhor com Dan Inosanto que ele havia conhecido por Ed Parker. Não demorou que Bruce abrisse sua terceira escola de Kung-fu com Dan como seu instrutor assistente. Durante este ano inteiro de viajar e trabalhar perto de seus melhores colegas de Kung-fu, Bruce estava passando por um período de intensa auto-exploração. Bruce sempre foi um compositor de meta. Porém, ele nunca ficou obstinado sobre suas metas e se o vento mudasse, ele poderia guiar sua vida em um curso diferente. Ele estava em um período de transição neste momento, enquanto decidindo agir seguindo sua carreira ou continuar no caminho de abrir escolas de âmbito nacional de Kung-fu. Sua decisão era focalizar em agir e ver se ele pudesse transformar isso em uma carreira produtiva. Ele disse freqüentemente que sua paixão era perseguição das artes marciais, mas sua escolha de carreira era cineasta.

A razão principal que Bruce virou sua atenção ao agir foi que ele havia perdido interesse espalhando seu modo de artes marciais de uma maneira de grande escala. Ele havia percebido que se suas escolas ficassem mais numerosas, ele perderia controle da qualidade do ensino. Bruce amou ensinar Kung-fu, e ele amou seus alunos. Horas incontáveis foram gastas em seu quintal ou no kwoon, um em um com alunos. Eles estavam como membros da família. Seu amor para suas artes marciais não era algo que ele quis transformar em um negócio.

Em 1966, a produção começou em “O Besouro Verde.” A filmagem durou seis meses, as séries para uma temporada, e isso foi o fim disso. O pagamento recebido por Bruce era de 313 dólares por semana, que parecia ser muito dinheiro na ocasião. Primeiro quando eles iniciaram a filmagem, as câmeras não puderam registrar as cenas de luta claramente por causa da velocidade de Bruce. Eles lhe pediram que reduzisse a velocidade pra captura da ação. Os movimentos de Kung-fu de Bruce emocionaram o público, e o seriado se tornou um artigo de colecionador procurado em anos seguintes. Bruce manteve uma amizade com Van Williams que fez o papel de Britt Reid.

Os anos entre 1967 e 1971 foram anos curtos para a família Lee. Bruce trabalhou duro ao avançar sua carreira de ator e adquiriu alguns papéis em alguns seriados e filmes. (Veja Filmografia) Pra manter a família, Bruce ensinou lições particulares em Jeet Kune Do, freqüentemente para pessoas na indústria de entretenimento. Alguns de seus clientes incluíram Steve McQueen, James Coburn, Stirling Silliphant, Sy Weintraub, Ted Ashley, Joe Hyams, James Garner e outros.

Uma grande bênção foi a chegada de uma filha, Shannon Emery Lee, no dia 19 de abril de 1969. Ela trouxe uma grande alegria pra casa de Lee e logo teve o papai dela ao redor o dedo mindinho dela.

Durante este tempo Bruce continuou o processo que ele havia começado em Oakland em 1964, a evolução de seu modo de artes marciais que ele chamou Jeet Kune Do, “O Caminho do Punho Interceptador.” Ele leu e escreveu seus pensamentos extensivamente sobre combate físico, a psicologia de lutar, as raízes filosóficas de artes marciais, e sobre motivação, auto-atualização e liberação do indivíduo. Graças a este período em sua vida que era às vezes frustrante nós sabemos mais da mente de Bruce Lee pelas escritas dele.

Bruce foi dedicado a cultura física e treinou dedicadamente. Além de praticar sparring com seus alunos, ele acreditou em treinamentos aeróbios estrênuos e treinamento de peso. Seu abdominal e treinamentos de antebraço eram particularmente intensos. Raramente havia um tempo quando Bruce não estava fazendo nada—na realidade, ele foi visto freqüentemente lendo um livro, enquanto fazendo exercícios de antebraço e assistindo um filme de boxe ao mesmo tempo. Ele também prestou atenção rígida ao seu consumo de comida e tomava vitaminas e ervas chinesas às vezes. Foi de fato seu zelo que conduziu a um dano que foi se tornar uma fonte crônica de dor pro resto de sua vida. Em um dia em 1970, sem se aquecer, algo que ele sempre fez, Bruce apanhou umas 125-libras barbell e fez um “bom dia” de exercício. Isso consiste em descansar o barbell nos ombros da pessoa e se agachar diretamente à cintura. Muita dor e muitos testes buscou determinado de que ele havia sustentado um dano ao quarto nervo sacro. Ordenaram que ele completasse resto de cama e contou que indubitavelmente ele nunca faria Kung-fu novamente. Durante os próximos seis meses, Bruce ficou na cama. Foi extremamente frustrante, deprimido, doloroso, e um tempo para redefinir metas. Também foi durante este tempo que ele fez muito a escritura que foi preservada. Depois de vários meses, Bruce instituiu seu próprio programa de recuperação e começou a caminhar, cuidadosamente no princípio, e gradualmente construiu sua força. Ele foi determinado que faria seu amado Kung-fu novamente. Como pode ser visto em seus filmes seguintes, ele recuperou totalmente seu corpo, mas ele constantemente teve que levar medidas como icing, massagem e restou levar ao cuidado de suas costas.

Bruce sempre esteve imaginando idéias de história. Um dos projetos no qual ele esteve trabalhando foi a idéia de um seriado iniciado no Velho Oeste, enquanto caracterizando um monge oriental que vagava a zona rural resolvendo problemas. Ele lançou a idéia pra Warner Bros. e foi recebida entusiasticamente. Os produtores falaram detalhadamente com Bruce sobre o seriado proposto com a intenção que Bruce faria o papel do homem sábio oriental. No fim, o papel não foi oferecido a Bruce; ao invés disso foi para David Carradine. O seriado foi “Kung Fu.” O estúdio reivindicou que um homem chinês não era um astro ideal naquele momento. Imensamente desapontado, Bruce buscou outros modos para demolir as portas do estúdio.

Junto com dois de seus alunos, Stirling Silliphant, o escritor afamado, e ator, James Coburn, Bruce colaborou em um manuscrito para o qual ele escreveu o enredo original. Os três se encontraram para refinar o manuscrito semanalmente. Seria chamado “A Flauta Silenciosa.” Novamente, a Warner Bros. estava interessada e enviou os três pra Índia para procurar locais. Infelizmente os locais certos não puderam ser achados, o estúdio se retirou, e o projeto foi posto no back burner. Contrariado novamente em seu esforço para fazer um avanço da sua carreira de ator, Bruce inventou uma nova aproximação à sua meta.

Em 1970, quando Bruce estava voltando sua força do dano em suas costas, ele fez uma viagem para Hong Kong com o filho Brandon, 5 anos de idade. Ele ficou surpreso quando foi cumprimentado como “Kato,” o garoto local que havia estado na TV americana.

Lhe pediram que se aparecesse em programas de entrevistas na TV. Ele não estava atento que os produtores de filme de Hong Kong estavam vendo ele com interesse. Em 1971, sobre o tempo que “A Flauta Silenciosa” não se materializou, o produtor de Hong Kong Raymond Chow contatou Bruce com interesse em fazer dois filmes pra Golden Harvest. Bruce decidiu fazer, enquanto argumentando que se ele não pudesse entrar na porta da frente dos estúdios americanos, ele iria para Hong Kong, se estabeleceria lá e retornaria pela porta lateral.

No verão de 1971, Bruce deixou Los Angeles para voar pra Hong Kong, então foi pra Tailândia para a gravação de “O Dragão Chinês.” Entre Hong Kong e Tailândia, o produtor Run Run Shaw tentou interceder e galantear Bruce longe da Golden Harvest. Mas Bruce tinha assinado uma transação assim ele ficou com Raymond Chow. A família de Bruce não o acompanhou nessa viagem porque a aldeia onde o filme foi feito não era satisfatória para crianças pequenas. Também já era sentido que se este filme não fizesse sucesso, Bruce poderia estar de volta em L.A. mais cedo do que o esperado. Embora as condições de funcionamento fossem difíceis, e a qualidade de produção inferior ao que Bruce estava acostumado, “O Dragão Chinês” foi um enorme sucesso. O primeiro aconteceu à meia-noite, como era costume de Hong Kong. O público chinês foi infame para expressar suas emoções durante o filme—ambos positivos e negativos.

O elenco inteiro e time de produção estavam muito nervosos, ninguém mais assim que Bruce. Ao término da exibição, o público inteiro estava calado no momento, então estouraram em alegrias e saudaram seu novo herói que estava vendo da parte de trás do teatro.

Em setembro de 1971, com set de filmagem para começar o segundo dos filmes contratuais, Bruce trouxe sua família para Hong Kong e preparou pra vender sua casa em Los Angeles. “A Fúria do Dragão,” foi um sucesso até maior que o primeiro filme batendo os recordes de bilheteria de todos os tempos. Agora aquele Bruce havia completado seu contrato com a Golden Harvest, e havia se tornado um artigo ideal, ele poderia começar a ter mais contribuição na qualidade de seus filmes. Para o terceiro filme, ele formou uma sociedade com Raymond Chow, chamada Concord Productions. Bruce não só escreveu “O Vôo do Dragão,” mas ele dirigiu e produziu como bem. Mais uma vez, o filme bateu recordes e agora, Hollywood estava atenta.

No outono de 1972, Bruce começou a filmar “O Jogo da Morte,” uma história que ele pressentiu mais uma vez. A filmagem foi suspensa pela culminação de uma transação com a Warner Bros. pra já fazer a primeira co-produção Hong Kong-American.

A transação foi facilitada principalmente pela relação pessoal de Bruce com o presidente da Warner Bros., Ted Ashley e pelos sucessos de Bruce em Hong Kong. Foi um momento excitante e um momento decisivo na indústria cinematográfica de Hong Kong. “O Jogo da Morte” foi posto na espera para dar lugar à filmagem de “Operação Dragão.”

Filmando “Operação Dragão” não foi um empreendimento fácil. O elenco americano, a tripulação e suas contra partes chinesas sofreram problemas de linguagem e dificuldades de produção. Também foi um tempo estressante para Bruce como ele quis que o filme fosse especialmente bom e bem aceito pelo público ocidental.

“Operação Dragão” foi devido ao primeiro no teatro chinês de Hollywood em agosto de 1973. Infelizmente, Bruce não viveu para ver a abertura de seu filme, e nem teve a experiência do sucesso acumulado de mais de trinta anos de todos seus filmes populares.

 No dia 20 de julho de 1973, Bruce teve uma dor de cabeça secundária. Foi oferecido a ele um analgésico de prescrição chamado Equagesic. Depois de tomar a pílula, ele foi se deitar e entrou em um coma. Ele não pôde ser reavivado. Patologia forense extensa foi feita para determinar a causa de sua morte que não foi imediatamente aparente. Num dia nove o inquérito de juiz investigador de morte suspeita foi estado de acordo com testemunha dada por patologistas renomados voados ao redor do mundo. A determinação foi que o Bruce teve uma reação hipersensível a um ingrediente no medicamento de dor que causou uma inchação do fluido no cérebro, enquanto resultando em um coma e morte.

O mundo perdeu uma estrela brilhante e um ser humano evoluído naquele dia. Seu espírito permanece em inspiração a números incontáveis de pessoas ao redor do mundo.

Treinamento  
Bruce Lee, sem dúvida alguma foi um dos homens mais letais que o mundo conheceu, conseguiu alcançar um desenvolvimento e uma perfeição física realmente invejáveis. Mas a pergunta que todos gostariam de ver respondida é: “Como chegou a isso ?”

 Para se falar do treinamento de Bruce um livro não bastaria ! Todavia procurei explanar sobre o assunto numa visão simplificada.
  • “Força em si não é conhecimento e conhecimento não é treinamento, mas combine conhecimento com treinamento e você obterá força.”
De todas as suas muitas propriedades, a que Bruce mais valorizou foi seu próprio corpo. E o fez numa extensão que a muitos parecia excêntrica, até fanática, visando sempre manter seu físico em perfeita forma. Seu ginásio era um templo para o desenvolvimento da aptidão e do ajustamento físicos, sendo equipado com toda a espécie de aparatos e tendo várias paredes revestidas de espelhos para que ele pudesse observar melhor seus próprios exercícios e movimentos.

Para manter-se em perfeita saúde, Bruce tomava muito cuidado com o que ingeria, acreditando que “você é o que come !”, não fumava e não ingeria bebidas alcoólicas. Mas nem tudo que era bom para Bruce era bom para as outras pessoas.

Quando Robert Lee, seu irmão, chegou aos Estados Unidos vindo de Hong Kong, Bruce que o esperava no aeroporto deu um passo atrás com expressão de espanto e exclamou: “Jesus ! Como você está magro ! Não diga a ninguém que você é meu irmão, pois me embaçaria !”. Robert foi levado à casa de Bruce em Bel Air e já na manhã seguinte era acordado cedo, recebia um par de tênis e era obrigado a correr três milhas (4 Km e 8 m). A seguir era compungido a beber uma mistura que o próprio Bruce preparava no liquidificador a fim de assegurar-se de que seu irmão beberia tudo. Para Bruce, que estava acostumado a ingeri-la sempre, era saborosa … mas para os outros não era nada agradável !. Bruce parecia um sargento do exército ! Todos os dias vinha com aquela mistura de leite, proteína em pó, bananas, gelo, ovos com casca e manteiga de amendoim.

Mas Bruce não será lembrado como um dietista, nem o poderia ser. Seu corpo era desenvolvido dentro de um modelo de graça e perfeição muscular, sem a deformidade de tendões e nervos dos praticantes de musculação. O corpo de Lee era um instrumento de genuína beleza e ele chegou a isso através de uma série de cuidadosos e apropriados exercícios e treinamentos os quais, felizmente, foram registrados e deixados para nós numa abundância de entrevistas, artigos, testemunhos e notas pessoais.

O desenvolvimento de tal perfeição física, conforme Lee enfaticamente assinalava, não é um fim em si mesmo; é, antes, segundo suas próprias palavras … “Um dedo apontando para a lua. Por favor, não tomem o dedo pela lua! Nem fixem o olhar tão atentamente no dedo a ponto de omitir a bela visão dos céus. A utilidade do dedo é assinalar, além dele mesmo, a luz que o ilumina e a tudo mais”.


Um dos melhores meios de se manter um constante nível de excelência física e de estabelecer uma base de aptidão a partir da qual pode-se progredir infinitamente é, de acordo com Lee, CORRER. Durante toda sua vida ele recomendou esse tão simples e disponível exercício, dizendo: “Se você não estiver fisicamente ajustado, não deve entregar-se diretamente a um árduo treinamento. Para mim, um dos melhores exercícios é correr. Correr é tão importante que se deve praticá-lo durante toda a vida. A que horas do dia você corra não importa. No início você deve correr naturalmente, como num cômodo “trotar”. Depois, gradualmente aumentar a distância e o “tempo” (a palavra “tempo” aqui não se refere à “duração” do exercício, mas significa o seguinte: - Esse pequeno fragmento de período - um compasso em cadência - que é mais adequado à realização efetiva de uma ação é chamado de tempo. Bruce Lee - O Tao do Jeet Kune Do, pág. 64) - aqui seria o “ritmo” da corrida. - E finalmente incluir arranques para desenvolver seu fôlego”.

Bruce corria seis dias por semana entre 15 a 45 minutos, percorrendo entre 2 e 6 milhas (cerca de 3 e 9 Km e meio) quase sempre na companhia entusiástica de seu enorme cão dinamarquês “Bobo”. Corria não importava onde: na praia, nos bosques, nas colinas (aliás gostava de correr subindo encostas íngremes), ou mesmo nas ruas em horas do nascer do dia. Variava o ritmo, passava de um “tempo” moderado a violentos arranques seguidos de um ritmo mais lento e compassado. Saltava, corria em zigue-zague e incorporava em sua corrida qualquer elemento que pudesse servir para melhorar algum aspecto físico em especial. 

Outra forma de exercícios regulares que Lee empregava era o Tai-Chi - série de contorções e movimentos lentos empregados como terapia para a mente e para o corpo como meditação e exercício físico. A origem do Tai-Chi remonta a épocas bem remotas … O monge chamado Chang San Fen estava meditando certa noite quando um ruído interrompeu sua concentração. Era uma cobra, cabeça erta, sibilando sob o ataque de um grou. Conforme a ave arremetia o ataque, a cobra desviava-se para um lado ou para outro golpeando o grou com a cauda. Quando o grou protegia uma parte do corpo, a cobra era capaz de deslizar e golpear outra, sempre fora do alcance da ave. Finalmente o grou, impotente e desiludido voou frustrado enquanto a cobra voltava à sua toca. Chang percebeu, então, a lição do valor do elemento mais fraco curvar-se ante o ataque do mais forte. 

E assim começou a estudar métodos de combate usados pelos animais. Preparou-os depois num estilo de exercícios conhecido como Tai-Chi baseado no seguinte princípio: “O que é mais maleável do que a água ? No entanto, a água pode desgastar a mais dura rocha”. 

O próprio Lee falava de tais exercícios relacionando-os ou comparando-os com a água: “Como a água, devem ser amorfos. Coloque a água numa xícara, ela se tornará parte da xícara; coloque-a numa garrafa, ela se tornará parte da garrafa. Tente golpeá-la, ela cederá mas não sofrerá dano: é maleável ! Tente agarrá-la, ela não oporá resistência mas lhe escapará por entre os dedos … de fato, escapará na medida em que a pressão for sendo aplicada sobre ela. Quanta verdade há no princípio de que o nada não pode ser confinado, de que a coisa mais suave do universo não pode ser quebrada e de a mais maleável não pode ser moldada !”. 

Bruce nunca se absteve da prática de exercícios. Amigos testemunham que jamais o viram el lazer; estava sempre fazendo algo, trabalhando alguma parte do corpo, buscando métodos de treinamento cada vez mais sofisticados e exaustivos. Mesmo conversando, jantando ou vendo TV, ele estava se exercitando, pressionando uma das mãos contra a beira da mesa ou flexionando os músculos da coxa. Linda Lee, sua esposa, conta quão freqüentemente o encontrava com um livro numa das mãos, lendo … e um haltere na outra ! Mesmo estudando estava exercitando algum músculo. Conta como, muitas vezes, ele interrompia de repente a mais interessante conversa para rabiscar um novo tipo de exercício que houvesse cruzado sua mente. 

James Coburn relata que, em certa ocasião, viajando num vôo com Lee, este alternadamente socava um coxim com um e outro punho. Depois de certo tempo, Coburn já irritado queixou-se … - “Sinto muito, exclamou Lee, mas tenho que me manter em forma”. 




De todos os exercícios “naturais”, isto é, os que não requerem equipamento ou técnica especial, que Lee empregava provavelmente os mais exaustivos eram os exercícios isométricos. Exercício isométrico é todo aquele através do qual os músculos são trabalhados por se oporem contra um objeto imóvel - como uma parede. Lee ficava uma hora empurrando um gradil como o dorso mão ! 

Para se ter uma idéia de quanta tensão isso pode causar nos músculos do braço, tente ficar em frente a uma parede, com o corpo perfeitamente ereto e empurre-a com o dorso das mãos. Mantenha-se assim durante uns três ou quatro minutos. 

Depois recue um passo e deixe os braços caírem, soltos … eles se movimentarão para cima sozinhos. Agora tente fazer isso durante uma hora !

Lee usava exercícios isométricos para desenvolver muitos músculos de seu corpo. Um meio efetivo de fazer pressão em tantos músculos quanto possível, num único exercício, era o uso que fazia da barra isométrica que ele mesmo aperfeiçoou em seu ginásio. Era uma barra de metal acolchoada no meio, que podia ser colocada em qualquer altura entre duas peças verticais de sua armação. Colocada usualmente na altura exata do ombro, Lee ficava sob ela, tendo os ombros e o dorso do pescoço contra a parte acolchoada e então a empurrava para cima. Assim, os músculos da panturrilha, coxa e estômago eram trabalhados. E colocando as mãos nos lados da parte acolchoada, sempre empurrando a barra para cima, os músculos dos braços também eram trabalhados. 

Lee se referia às suas mãos e pés, braços e pernas como instrumentos do ofício e conseqüentemente faria de tudo para mantê-los afiados dentro de primorosa forma. 

Bruce usava muito a bicicleta ergométrica para desenvolver resistência cardiovascular e o poder de suas fabulosas pernas, pedalando a toda velocidade uns 60 Km por hora durante 45 minutos. 

Pulava corda com um ou dois pés, alternando-os, ou sobre um pé mantendo o outro à frente, aumentando o ritmo até alcançar um “tempo” realmente veloz. Procurava minimizar os movimentos de braços, levantando os pés do chão apenas o suficiente para passar a corda e não mais. Para os principiantes recomendava pular 3 minutos seguidos, descansar 1 minuto e assim sucessivamente. Porém Bruce pulava de forma contínua (sem pausa) durante 30 minutos. 

Outro exercício a que Bruce se entregava era a prática de impacto com a “Medicine-ball”. Um companheiro lançava com força a bola (do tamanho de uma bola de futebol) contra a zona abdominal de Lee, estando este em pé ou deitado. 

Os golpes produzidos pela força do lançamento iam aumentando até causar impactos verdadeiramente consideráveis. Essa prática durava em média 20 minutos e foi, em grande parte, responsável pelo assombroso desenvolvimento de sua parede abdominal. O abdome, por ser a delicada zona de união entre o tronco e as pernas deve funcionar com precisão e potência em uníssono com os membros superiores e inferiores para a aplicação correta de qualquer técnica. Tem de possuir paredes fortes e flexíveis para absorver qualquer impacto de golpe do adversário numa zona vital sem proteção óssea e cuja defesa se reduz a uma poderosa parede muscular. Flexões abdominais também auxiliam muito nesse desenvolvimento muscular. 

Bruce fazia ainda exercícios de elevação de tronco em mesa inclinada (5 a 8 séries de 50 repetições) e elevação de pernas em ponte. Elevação de pernas sobre barra fixa, envolvendo ou não a sola do pé com a mão. Praticava saltos com abertura de pernas, tocando os dedos do pé com as pontas dos dedos da mão em pleno ar. Saltos mantendo nas mãos pesos (halteres) entre 5 e 15 Kg. 

O peso utilizado era em função do número de repetições (saltos) da sessão de treinamento. O uso do trampolim em certos saltos ajudava-o a desenvolver a elasticidade e a flexibilidade. Para trabalhar os músculos dorsais, Bruce não se preocupava com pesos máximos, porém usava cargas mais que consideráveis em séries velocíssimas e quase sem descanso (4 a 5 séries de 20 repetições com 5 segundos de descanso entre uma e outra série). Não há dados exatos sobre os pesos que Bruce utilizava porque simplesmente Bruce jamais os levou em conta. A única coisa que importava era a sensação de trabalhar contra resistências que o faziam esforçar-se. Não obstante, alguns companheiros que tiveram o privilégio de trabalhar com ele asseguram que chegou a usar até 80 ou mesmo90 Kg (embora sua média fosse 50 Kg) em grande velocidade. 

Mover tais pesos na velocidade em que os movia era uma verdadeira façanha. 

Mas para Lee era apenas um complemento de sua arte. Seus fabulosos antebraços (duros como pedra e capazes de aparar o golpe mais violento sem receber dano) e seus poderosos ombros eram trabalhados duramente no levantamento de pesos longos com um braço de cada vez, prática dificílima devido à dificuldade de equilíbrio e à longitude do instrumento usado (barra longa de levantamento terra com pesos nas pontas). 

Usava, ainda, um haltere curto, sem o peso na extremidade que servia de “cabo” para segurar (o outro peso era mantido, dando ao haltere forma de marreta). 

Lee girava-o para trás e para frente e em círculos sem mover o braço, isto é, com tosão apenas do pulso. Para exercitar os antebraços suportava pesos durante o maior tempo possível com os braços estendidos (na altura do peito). 

Exercitava ainda os antebraços no aparato isométrico, realizando bloqueios específicos contra o mesmo que era especialmente desenhado para este fim. 

Bruce costumava criar, ele próprio, a maior parte de seus equipamentos (os que adquiria eram sempre modificados, aperfeiçoados e melhorados para atender às suas necessidades) e procurava torná-los o mais “realista” quanto fosse possível, de modo com que “reagissem” a ele em diferentes ângulos, obrigando-o a mudar, mover-se, estar alerta e ativo ! 

Stirling Silliphant lembra que Bruce tinha um aparelho para estiramento de pernas: - “Você colocava a perna num laço e uma carretilha puxava uma corda estirando sua perna além do limite da resistência humana. Não é à toa que falam tanto sobre tortura chinesa ! eu costumava dizer a Bruce. 

Bruce tinha também em sua garagem um saco gigantesco medindo 5 pés (1 metro e 65 cm) de largura por 8 pés (2 metros e 65 cm) de altura. Esse saco ocupava metade do espaço da garagem ! Absorvia poder e força extra como nenhuma outra coisa no mundo o faria ! Era duro fazê-lo mover-se, era como chutar um tronco de árvore … e pensar que Bruce podia enviá-lo voando com o seu melhor chute ! 

Bruce sempre enfatizou, entretanto, que o melhor equipamento não pode simular condições de combate real, por isso insistia em usar um parceiro sempre que possível. Mas com referência aos exercícios que usava, ele insistia: “Um exercício tem que ser funcional. Tem que ser o mais próximo possível da realidade!” 

O chute de Lee era tão funcional que os chineses apelidaram-no “O homem de três pernas” (por poder chutar direita-esquerda-direita consecutivamente num só chute) Lee desenvolveu a potência e incrível rapidez de seu chute através de, entre outras coisas, cuidadoso uso do “gym cycle”, do estirador de pernas e da barra alta. Quando os músculos estavam desenvolvidos, já prontos, ele treinava chutando árvores. Sim, árvores … não novas e finas, mas frondosas, de tronco firme como colunas de concreto. 

Rotina de Abdominais 
De todas as partes do corpo que Bruce Lee desenvolveu, os seus músculos abdominais eram os mais espetaculares: pedra sólida ao toque, profundamente cortados e altamente definidos. Bruce acreditava que os abdominais eram um dos mais importantes grupos musculares para um artista marcial já que virtualmente todo movimento requer algum grau de trabalho abdominal. 

Talvez mais importante, os “abs” são como uma concha, protegendo as costelas e órgãos vitais. Lee era mais que um mero fanático por fitness; ele era um extremista, sempre à procura de novos modos para levar o seu corpo ao limite, afinando-o constantemente e ao mesmo tempo esforçando-se para alcançar o máximo de eficiência. 

Ele sentia que a muitos artistas marciais dos dias dele faltava a aptidão física necessária para os/as apoiar nas suas habilidades. 

No seu livro “O Tao do Jeet Kune Do”, ele escreveu “Treino é uma das fases mais negligenciadas dos atletas. Muito tempo é dedicado ao desenvolvimento da habilidade, e muito pouco, ao desenvolvimento do indivíduo para a sua participação.” 

O dono da revista Black Belt Mito Uyehara recorda que “Bruce sempre sentiu que se o teu estômago não fosse desenvolvido, então tu não deverias fazer sparring duro.” A esposa de Lee, Linda Lee Cadwell, reivindica que o seu falecido marido “era um fanático acerca do treino de abs. Ele estava sempre a fazer sit-ups, crunches, movimentos de cadeira romanos, elevações de perna, e V-ups.”

De acordo com algumas notas iniciais de Lee, o seu treino diário abdominal incluiu: 
  • Torção de Cintura - quatro séries de 90 repetições. 
  • Sentar para cima (sit-ups) com torções - quatro séries de 20 repetições. 
  • Elevações de perna - quatro séries de 20 repetições. 
  • Torções inclinadas - quatro séries de 50 repetições. 
  • Pontapés em posição de rã - quatro séries de 50 repetições. Lee desenvolveu esta rotina mais adiante, somando séries adicionais de sit-ups, inclinações laterais, elevações de perna, “bandeiras”, torções, e inclinações atrás, ao seu regime de treino abdominal. 
  • O exercício “bandeira” era uma técnica particularmente difícil que Lee destinou para trabalhar os abdominais: deitado num banco, ele agarrava barras fixas com as mãos e, elevava-se, suportado apenas pelos seus ombros. 
  • Então, com os joelhos fechados, pernas esticadas e a parte de baixo das costas elevadas do banco, ele executava elevações de pernas. 

Bolo Yeung, o co-estrela de Lee em Operação Dragão, lembra-se de ver o amigo executar este exercício só com as lâminas dos ombros descansando no fim do banco, e com as pernas e torso suspensos horizontalmente. “Ele conseguia manter-se perfeitamente horizontal em pleno ar!” nota Yeung. 

Claro que, o seu estômago de tábua de lavar roupa não veio de mero treino abdominal; Lee também era um zeloso proponente de condicionamento cardiovascular e regularmente corria, saltava à corda, pedalava uma bicicleta ergométrica. 

Uma típica corrida de Lee cobria uma distância de duas a seis milhas e era realizada em 15 a 45 minutos. De acordo com o seu amigo e ator Bob Wall da mesma categoria, “o Bruce era quase um corredor de cinco-milhas, mas Bruce também era um desses sujeitos que eu desafiei para além de si mesmo. Ele corria para trás, ele corria sprints rápidos onde outro correria uma milha, caminharia outra milha, correria outra milha….” 

Lee alternava correr com andar de bicicleta ergométrica, a qual, de acordo com Uyehara, ele pedalava durante 45 minutos (aproximadamente 10 milhas). 

Um aluno de Lee, Herb Jackson, lembra-se de outro método não menos ortodoxo que Lee usava para aumentar a sua definição de músculo. De acordo com Jackson, Lee usaria um tipo de cinto sudatório ao andar na sua bicicleta estacionária porque ele acreditava que o cinto focalizava o calor nos seus músculos abdominais e ajudava a reduzir gordura. 

Outro elemento na procura de Lee para definição abdominal era nutrição. De acordo com Linda Lee Cadwell, pouco depois dele se mudar para os Estados Unidos, Bruce começou a levar a nutrição seriamente e desenvolveu um interesse em comidas de saúde e bebidas de altas proteínas. “Várias vezes por dia, ele tomava uma bebida de altas proteínas composta de leite em pó, água de gelo, ovos, cascas de ovo, bananas, óleo vegetal, farinha de amendoim e sorvete de chocolate,” recorda Linda, que afirma que a cintura de Bruce flutuou entre as 26 e 28 polegadas. 

“Ele também bebia as suas próprias misturas de suco, feitas de legumes e frutas, maçãs, aipo, cenouras e assim por diante, preparadas num liquidificador elétrico.” Lee comia carne magra racionadamente e consumia grandes quantidades de frutas e legumes. Em anos posteriores, ele tornou-se muito educado sobre suplementos de vitamina, e cada dia aportava-lhe exatamente a cota certa de vitaminas A, B,C,D e E. 

Nunchaku
No filme "O Jogo da Morte" Bruce Lee e Dan Inosanto usam 3 armas na seqüência em que trabalham juntos. Primeiramente Inosanto usa dois bastões - chamados de "Kali" nas Filipinas - e Bruce uma vara flexível: o bambu chinês. Desarmado, Inosanto apanha o nunchaku. Bruce joga de lado o bambu e também apanha o nunchaku. Inicia-se então um duelo até a morte; uma cena incrivelmente envolvente, precisa e de difícil execução. 

Bruce, conforme suas próprias teorias, não se restringe ao simples uso dos bastões mas também de seus membros como arma de ataque, em perfeita harmonia, como se o nunchaku e seu próprio corpo fossem um único ser. "Totalidade" era o ponto chave do método de Bruce, no intuito de mostrar que a arte marcial pode e deve progredir continuamente, alcançando níveis sempre melhores e mais eficientes do que os ditados pela tradição. 
Inosanto descreve sua sensação ao filmar com Bruce as cenas do duelo como se sentisse "borboletas no estômago": ele sempre receava cometer algum erro mas Bruce, como diretor, roteirista, coreógrafo, produtor e ator, era uma inspiração para quem trabalhasse com ele. Seu modo de fazer filmes era como seu modo de lutar: ele simplesmente o fazia! As lutas, como a maior parte do filme, estavam claramente delineadas em sua mente. Os detalhes era trabalhados durante os ensaios e repetições, às vezes durante as próprias filmagens, sempre que a inspiração surgisse. Se funcionasse, era feito. 
Comumente o uso de nunchakus no cinema é filmado de maneira a acelerar o processo para dar a impressão de maior habilidade e agilidade por parte do praticante. No caso de Bruce, porém, usava-se o processo inverso: a câmera tinha de ser ajustada de tal maneira que o espectador pudesse ver seu desempenho de maneira mais lenta para poder perceber alguma coisa, caso contrário toda a imagem seria um borrão, sem condições de ver ou apreciar nada! Para que Bruce pudesse ver o resultado final, a cena era reproduzida em videotape sob vários ângulos, a fim de corrigir as tomadas. 

Nessas ocasiões Bruce mostrava aos atores, particularmente a Dan Inosanto, a diferença entre o que era bom para um filme e o que era bom para um combate real. Por isso, tinha de repetir e repetir até chegar ao ponto certo. Ele desenvolvia uma técnica que chamava de put-out e take-in, ambas para intensificar o efeito dramático. Depois de uma série de golpes distintos, se os atores continuassem a lutar ferozmente a audiência não teria tempo de absorver o sabor da ação. Isso ajuda a desenvolver uma atmosfera própria e a plateia tem uma chance de "descansar" mentalmente por instantes para depois continuar a observar a ação. Tais quebras e paradas, obviamente, não existem num confronto real. 

Sem mencionar que um confronto real com esse tipo da arma, nas mãos de mestres como Bruce e Inosanto, seria decidido em segundos - ou frações de segundos - provavelmente num primeiro e único golpe. O manejo tanto de um quanto de dois nunchakus simultaneamente nas mãos de Bruce era uma demonstração não apenas de potência e velocidade mas principalmente de coordenação, ritmo, precisão, reflexos imediatos, jogo de pernas, cálculo de visão e um soberbo sentido de equilíbrio. Seu controle sobre a arma se devia em parte ao treinamento intensivo que desenvolveu praticamente sozinho, buscando descobrir suas potencialidades e aplicações práticas e em parte ao elevado grau que atingira em expressar as artes marciais com seu próprio corpo, particularmente no poder que possuía nos dedos, que lhe proporcionava maior precisão e potência ao agarrar e manejar a arma. 

Isso vem reforçar a idéia de Bruce de que "não importa que armas ou instrumentos você tenha ao seu dispor se não tiver desenvolvido condições em si mesmo para usá-las correta e eficientemente". Muitos afirmaram que Inosanto foi o instrutor de nunchaku de Bruce; quando indagado sobre a questão, foi categórico em afirmar que seu manejo da arma apenas inspirou e motivou Bruce a desenvolver suas técnicas e que em 3 meses a perícia do Dragão ultrapassou a sua. Inosanto afirmou ainda que não chegava a ter um décimo da velocidade de Bruce, ainda que em publicações especializadas conste que o filipino podia deslocar seu nunchaku da mão esquerda para a direita 3 a 4 vezes no espaço de um segundo. 

De acordo com a revista inglesa "Kung Fu Monthly" foi realizado um estudo técnico da cena de nunchaku do filme "Operação Dragão", assinalando que levava apenas 2 fotogramas para a ponta do bastão dar uma volta completa. A vinte e cinco quadros por segundo e cerca de nove pés (275 cm), concluímos que Bruce conseguia fazer seus bastões girarem a cerca de 70 milhas por hora (aprox. 112 km/hora)! Acrescente-se a isso que Lee era um mestre em coreografia, daí o êxito ímpar de seus filmes e sua condição de artista insubstituível. 
  • Extraído do livro "Nunchaku: A Arma Mortal do Kung Fu", de Marco Natali. 
Editora Ediouro-Tecnoprint 1984

Um outro detalhe curioso, desta vez visto em um documentário: Bruce gostava de treinar com vários tipos de nunchaku, feitos de materiais diferentes; há rumores inclusive de que possuia um confeccionado por ele mesmo a partir uma barra de metal cromado (dessas utilizadas para exercícios com pesos). Já pensaram na hipótese de ter 2 bastões de ferro, cada qual com 2 kg, passando a 112 km/hora perto da sua cabeça? Só mesmo um mestre do porte de Lee poderia se dar a essa extravagância! 

A Morte de Bruce Lee 
A Verdadeira Morte de Bruce Lee 

Exatamente no dia 10 de maio de 1973, Bruce já havia tido um edema cerebral. Estava dublando "Enter The Dragon" (Operação Dragão) - a maioria dos filmes de Kung Fu não eram realizadas em som direto - quando teve um ataque e desmaiou. Ficou mais ou menos 3 horas desacordado no Hospital Batista, atendido pelos doutores Charles Langfod (Médico intensivista), Peter Woo (neurocirurgião) e mais três médicos. Os testes revelaram alguma coisa errada com seu cérebro e foi aplicada uma dose de manitol endovenoso. Bruce foi transferido para o Hospital Saint Teresa, onde se recuperou. Tudo isso aconteceu em Hong Kong. Poucas semanas depois,submetido a um exame físico rigoroso em Los Angeles (EUA), cinco especialistas - entre eles o Dr. David Reisbord, chefe da Clínica Médica do Memorial Hospital - foram categóricos em dizer que Bruce Lee estava com uma saúde de leão. Ou melhor dizendo,de dragão. Nesse meio tempo, um seguro de vida estava sendo expedido pela Warner, que planejava torná-lo um astro. 

Dia 20 de julho de 1973, mais de 21:00. Raymond Chow chega ao apartamento de Bruce para juntos irem jantar com George Lazenby. Aparentemente Bruce está dormindo. Chow tenta acordá-lo e não consegue. Um médico é chamado às pressas e o removem para o Hospital Queen Elizabeth, onde morre. Como? O que aconteceu? Raymond Chow está atônito. Naquela tarde estivera no apartamento,juntamente com a atriz Betty Ting Pei, para tratar os detalhes da participação da mesma no filme "Game Of Death". k

O Sr. Chow saiu e eu fiquei. Bruce sentia dor de cabeça e eu lhe dei uma aspirina, chamada "Equagesic". Ele foi se deitar. - declarou Betty Ting Pei. 

Foram feitas duas necrópsias, uma em Hong Kong e outra em Londres. O exame do Dr. Ira Frank, catedrático da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, como também o do Dr. R.D. Teare, catedrático de Medicina Forense da Universidade de Londres, aponta como causa mortis uma hipersensibilidade aos meprobamatos (aspirina). 

Segundo esses médicos, trata-se de uma reação anafilática de efeito retardado e cumulativo, ou seja, aquela em que o indivíduo é exposto ao fator desencadeante durante um período longo e que se manifesta de maneira súbita e devastadora. 


  • Extraído do livro "O Kung Fu de Bruce Lee". Editora Nova Fronteira, 1998. 

Conclusão: 

Amostras de tecido foram examinadas por médicos em Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia. Dr. Lycette em Hong Kong disse que não havia lesões visíveis no crânio de Bruce. Nenhum dos vasos no cérebro foi bloqueado ou rompido apesar dele ter sofrido um edema cerebral ou inchaço no cérebro. Dr. Tier, professor de medicina forense da Universidade de Londres e um especialista que realizou mais de 90 mil autópsias foi levado pra examinar o corpo. Ele acreditou que a única causa de morte possível, era hipersensibilidade ao Equagesic. 

Observação: 

Como todo analgésico pra dor de cabeça, contém suas indicações, como também suas contra-indicações e neste caso devia conter: Não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes (ingredientes) da fórmula. E com certeza, Betty Ting Pei, ao ter dado o analgésico ao Bruce, não deve ter consultado a bula antes, ou até mesmo não esperava que ele tivesse hipersensibilidade à algum dos ingredientes da fórmula desse analgésico. É um caso de morte raríssimo, mas possível e com um simples descuido, pode tirar a vida de alguém. Por isso sempre que formos fornecer algum remédio, devemos consultar um médico confiável e consultar a bula, vendo as contra-indicações, quem pode e quem não deve utilizar.

Vídeo: Entrevista com Bruce Lee
© 2009 
Bruce Lee Brasil Website.
Make and Adapted by Renato Brito (Liberte Sua Mente) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...