21 de jul. de 2017

O Jovem MAHATMA GANDHI - Grandes Personagens

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia…

Calma aí, e o lance de Mahatma onde tá?
Pra começar, Mahatma não é bem um nome, sua tradução para o português seria “A Grande Alma”. E foi uma alcunha criada por um Indiano de Calcutá chamado Rabindranath Tagore, um poeta, romancista, músico, dramaturgo, e responsável por diversas reformas culturais na Índia. Vale a pena dar uma pesquisada nele #ficaadica.

Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 em uma cidade litorânea no ocidente da Índia chamada Porbandar, onde hoje é o estado de Gujarat. É importante dizer aqui que Gandhi fazia parte da casta dos vaixás (vaishyas), que nada mais eram que os responsáveis pelas atividades comerciais.

Nos últimos dois mil anos esse sistema de castas se tornou muito mais rígido e complexo, só pra vocês terem uma noção hoje já existem milhares de castas além das quatro originais.

Mesmo ele não sendo de uma das castas mais prestigiadas, Gandhi nasceu em uma família relativamente rica, sendo o seu pai o primeiro-ministro do principado em que nasceu.

Sua mãe, apesar de não contribuir muito para a riqueza material da família, era uma religiosa fervorosa da escola de Vishnu, o deus hindu da conservação e responsável pela manutenção do universo.

Essa influência materna foi muito marcante para Gandhi e o ajudou muito em sua caminhada espiritual.

Tanto esse texto do Bhagavad-Gita quanto o Sermão da Montanha, do Evangelho, foram anos depois se tornar grandes guias espirituais para Gandhi e até podemos dizer que de certa maneira foram fundamentais para que ele merecesse o nome Mahatma.






Um comentário:

  1. Democracia, Liberdade, Liberalismo, Repúblicas, Reinos, principados e ordens super militares (((+:+)))

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...