17 de dez. de 2017

O que é o Cinturão de van Allen?

O Cinturão de Van Allen de fato existe e foi descoberto por James van Allen, em 1958. Através de experimentos que ele colocou no primeiro satélite norte americano o Explore I 

Esses experimentos visavam estudar os efeitos de raios cósmicos. Raios cósmicos são partículas de altas energias e emanações eletromagnéticas que vem do sol.
O universo está lotado deles. E será que isso seria suficiente para fritar equipamentos e matar seres humanos? Até existiria, se não existisse uma coisa chamado ciência. 

Da mesma forma, se um ser humano mergulhar a 2 km de profundidade no mar, não seria muito legal se você não tiver os devidos equipamentos. Mas não só, nós conseguimos mergulhar, e nós conseguimos mergulhar fundo nas fossa das Marianas, que tem mais de 15 mil metros, isso mesmo, 15 mil metros de uma imensa pressão. 
Um exemplo disso, foi o cineasta James Cameron, que conseguiu ir lá e voltar em segurança. Logo em então, ciência serve para isso, e ciência nos serve para saber mais e mais....e que tal sabermos ainda um pouco mais?!

O QUE É DE FATO CINTURÃO DE VAN ALLEN? 

Os experimentos mostraram que várias anéis envolvendo a Terra, e esse diversos anéis tem densidades diferentes, ou seja, esse Cinturão de van Allen, ele é mais espesso, mais grosso, mais denso na REGIÃO do EQUADOR do que nos pólos. E ele é causado basicamente por vários fatores, e um deles é a nossa MAGNETOSFERA.

A magnetosfera é uma grande camada, como se fosse um imã, os eletromagnéticos é formado pela própria Terra no seu interior ferroso que fica girando e girando, e isso faz com que apareça campos magnéticos.
Esses campos magnéticos repelem outros campos magnéticos, como por exemplo: os prótons de alta energia que são emanados pelo sol; esses prótons juntamente com outras emanações eletromagnéticas ricocheteiam nessa primeira camada e desviam em direção aos pólos, e é por isso que nós vemos as chamadas AURORAS; tanto as AURORAS BOREAL e AURORAS AUSTRAL.
AURORA BOREAL é aquela que aparece no Norte das regiões mais próximas ao Polo Norte 
AURORA AUSTRAL está no hemisfério sul. 

ENTÃO O QUE ISSO TUDO TEM A VER COM CINTURÃO DE VAN ALLEN? 

Isso tudo significa que nós temos partículas recocheteando alí, no entanto, entendemos que o Cinturão de Van Allen é mais espesso nas regiões equatoriais.
A primeira sessão do Cinturão de van Allen tem entre 1.000 a 5.000 km, e ele é basicamente a parte mais espessa, alí os raios cósmicos se colidem com os átomos dos gases que estão na Atmosfera gerando prótons de alta energia e núcleos de hélio.
Os núcleos de hélio são o que chamamos de partículas ALFA.
E você sabe o que seria o suficiente para bloquear as partículas ALFA?
Folha de papel!!! Isso mesmo que você leu agora!!! É incrível não? Mas, pelo menos nessa primeira camada!!! 

Nós temos a segunda parte que fica entre 15 mil e 25 mil km, não só como partículas ALFA como também elétrons carregados de energias. Nesse caso não seria nada inofensivo para os equipamentos e nem para os seres humanos, claro se alguém ficasse exposto e flutuando no meio disso tudo. 
Mas a compreensão principalmente para os adeptos das teorias da conspiração, é bem fora da realidade de como tudo isso funciona, e de como tudo isso foi observado e experimentado para que tudo ficasse o mais intacto possível ao passar pelo Cinturão de Van Allen. 

Uma coisa é ficar exposto alí, e outra coisa bem diferente é passar por ele.

"Mas o interessante é que essas mesmas pessoas que duvidam de o homem pisou a lua, são os mesmos que se utilizam das descobertas científicas para se opor contra algo, já estudada, examinado e concluído a décadas....rsrs....pode isso?" 

Quando o homem foi a lua pela primeira na história da humanidade em 1969, o Cinturão de Van Allen tinha sido descoberto um pouco mais de uma década. Embora que as missões Apollo terem começado no ano de 1961 e não em 1969 como muitos acreditam, e isso foi fazendo com que a NASA fosse descobrindo e estudando novos métodos de como proteger os equipamentos e seus astronautas. 

Sendo assim, o que eles precisavam? 

Eles precisavam de dar um jeito que a NAVE PASSASSE pelo Cinturão de Van Allen da forma mais rápida possível, e por uma trajetória que ele passasse nas camadas mais finas. 

Então como é que eles fizeram?

Tudo começa com o foguete SATURNO 5, que tinha 3 estágios. 
Vamos entender como funcionava o SATURNO 5

Ele tinha a grande missão de tirar o foguete da terra junto com o módulo dos astronautas em segurança. Pra isso ele teria que ter um poderoso motor para vencer a força da gravidade, e esse poderoso motor, tinha que consumir bastante combustível, e esse bastante combustível era quase a massa do foguete todo. E que de fato foi um grande problema e desafio tecnológico da época.
Mas enfim, eles conseguiram, e foi a 9.920 Km/hs. O mesmo subiu e subiu até uma altura de 58 km....sim, não parece muito, mas já era uma grande coisa, porque nessa condições começou a ficar mais leve, a medida que vai consumindo combustível mais leve ele vai ficando, e quanto mais leve menos energia ele precisa, e como a queima constante, ele ia acelerando cada vez mais. 
Quando chegou a altura de 58 km, solta se o primeiro estágio, e então vem se o segundo estágio e começa queimar rapidamente, esse estágio sobe a uma altura de 162,5 Km, à uma velocidade de 25 mil km. Chegando lá encima, o que nós temos? A ÓRBITA!!!

Lembrando que ele não subiu em linha reta e nem no Equador, porque o Cinturão de Van Allen, é mais espesso e concentrado no Equador e não nos pólos. Então sendo assim, toda essa trajetória de forma com que o módulo dos astronautas passassem pelas menores camadas, e de forma mais rápida para ir a lua, sem sofrer danos consideráveis.

Estima-se que a energia que eles receberam eram em torno 0,15 RADS, e isso absolutamente não é nada. 

Sendo assim, que a preposição que, Ahhh, os astronautas iriam ser fritados nessa altura por causa do Cinturão de Van Allen, mas isso não faz sentido algum...porque todas as precauções foram tomadas, não só para o revestimento próprio para impedir a maior parte das radiações, como o tempo de exposição e a trajetória. Lembre-se os caras eram gênios!!! 
Eles estavam desbravando fronteiras, eles se desbruçaram num problema, que muitos antes de que qualquer um achar de que tudo que a NASA é e divulga é uma mera fraude. 

As pessoas que são contra e duvidam de tudo que foi realizado pela ciência em relação ao homem ter ido a lua, são pessoas que consultam e consomem coisas ditas na internet. Porém a ciência teve que criar o conhecimento, e sabia muito da astronomia do que as pessoas pensam.

Então é um desserviços as pessoas ficarem panfletando teorias da conspiração o tempo todo em relação a tudo que a ciência descobre e divulga. Com essa moda de que tudo é manipulado por forças maiores e ocultas, e isso tem levado várias pessoas ao negacionismo, mesmo diante de tantas evidências científicas de que o homem foi de fato a lua. 

"Devemos tudo a esse grande evento histórico do homem a lua que marcou a nossa vitória da tecnologia." 

Uma coisa que devemos ressaltar é que EUA não estava sozinho nessa corrida espacial, a União Soviética estava na briga assiduamente pela conquista a lua, mas ao mesmo tempo as duas grandes potências mundiais estavam uma vigiando a outra o tempo todo de quem estaria mentindo no decorrer da corrida espacial. Tanto é que ninguém leva em consideração de que na época, a União Soviética fez de tudo para provar de que o homem não foi a lua mandando uma sonda junto, e por fim, os soviéticos afirmaram que sim, o homem foi a lua em 1969. Um feito jamais feito antes em toda a história da humanidade. 

A nossa meta agora é Marte, mas infelizmente tivemos cortes de verbas como sempre acontece a NASA é o que mais sofre com corte de verba. Nós poderíamos ter avançado muito mais se não tivéssemos uma visão tão tacanha sobre o que é a ciência. Mas ainda sim, conseguimos fazer coisas maravilhosas. Então vamos pegar essas coisas maravilhosas e vamos assimilar como conhecimento, porque procurar canais, sites e blogs de teorias da conspiração, é realmente de fato extremamente prejudicial a sua busca pela verdade e conhecimento.   




Um comentário:

  1. nadaver essas dadas essas voltas de ida e voltas. pra um nave impossivel ainda mas nas decada de 60

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...